Notícias
Irriga fácil
O objetivo do encontro é implementar o Programa de Transferências de Tecnologias para o Uso Racional da Água em Perímetros Públicos de Irrigação. O primeiro dia da programação foi marcado por um seminário realizado na superintendência regional da Codevasf, em Juazeiro (BA), onde foi divulgado o Programa Irriga Fácil e disponibilizado software para os interessados.
O gerente de Eficiência da Agricultura Irrigada do MI, Thales Sampaio, falou que
o motivo é repassar conhecimento e informação para os produtores e para as pessoas que prestam os serviços de assistência técnica. “Isso significa uma parceria do MI com a Embrapa para divulgar e fazer com que o software Irriga Fácil seja utilizado de forma correta nos perímetros de irrigação. Um diagnóstico feito em 90 perímetros apontou que em 90 % deles a água é utilizada de forma errada, ou seja, coloca-se água de mais ou de menos”, ressaltou.
O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Morethson Resende explica que o Irriga
Fácil foi criado graças ao empenho de aproximadamente 12 pesquisadores que nos últimos 20 anos tentaram desenvolver algo que fosse prático para os produtores. “A maioria dos agricultores não usa critérios de manejos de irrigação por não ter algo que fosse fácil de fazer, pois todos os métodos recomendados não são práticos. Esse programa consegue predizer o dia que irriga e por quanto tempo o equipamento de irrigação fica em funcionamento, desde o plantio até a colheita”, finalizou Resende.
Quem quiser obter mais informações ou adquirir o software Irriga Fácil pode
entrar em contato através do e-mail irrigafacil@cnpms.embrapa.br Essas medidas estão sendo adotadas para tornarem os perímetros de irrigação
auto-sustentáveis e terem a sua gestão definitivamente assumida pelos
agricultores.
Programação
20 e 21/11/2006 – treinamento das equipes de Assistência Técnica e Extensão
Rural (ATER) de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) – Perímetros de Irrigação CuraçáI e II, Mandacaru, Maniçoba, Tourão, Vaza Barris, Nilo Coelho, Bebedouro,
Moxotó, Custódia e Cachoeira.
22/11/2006 – encontro de produtores - Maniçoba (BA) - Curaçá I e II, Mandacaru, Maniçoba, Tourão, Vaza Barris.
23/11/2006 - encontro de produtores – Nilo Coelho (PE)
24/11/2006 - encontro de produtores – Bebedouro (PE)