Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Caranguejo-uçá
conteúdo

Notícias

Caranguejo-uçá

A Codevasf promove hoje (28), na cidade de Parnaíba (PI), o seminário sobre o Potencial de Industrialização do Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba.
publicado: 28/09/2006 08h24, última modificação: 01/11/2022 14h09

Acontece na cidade de Parnaíba (PI), o seminário sobre o Potencial de Industrialização do Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba. O evento, que contará com a presença do presidente da Companhia, Luiz Carlos Everton de Farias, será realizado no auditório do Sebrae, a partir da 13h30. O objetivo do seminário é avaliar o potencial de industrialização do Caranguejo-Uçá do Território da Planície Litorânea do Parnaíba, visando reduzir os desperdícios que vêm ocorrendo na cadeia produtiva, adotando práticas modernas de aproveitamento e de agregação de valor à matéria-prima.

No seminário, serão apresentados e discutidos os seguintes assuntos: "Ações Estratégicas de Desenvolvimento da Aqüicultura e da Pesca no Território da Planície Litorânea do Parnaíba", por Albert Bartolomeu de Sousa Rosa, da Codevasf; "Zoneamento Ecológico-Econômico como Instrumento de Desenvolvimento Sustentável de Projetos Produtivos (exploração da carcinicultura, ostreicultura, piscicultura e captura de caranguejo) em Espaços Territoriais da Planície Litorânea da Bacia do Parnaíba", por Márcio Vaz, da Fundação Sousândrade / Universidade Federal do Maranhão; "Sustentabilidade do Extrativismo do Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba", por Jefferson Legat, da Embrapa Meio-Norte; "Metodologias de desenvolvimento tecnológico da industrialização de Caranguejo e de outras espécies de interesse comercial do Delta do Parnaíba por empresas demonstrativas (modelo adotado pela Fundação Chile)", pelo consultor internacional Carlos Wurmann; e "Métodos tecnológicos de industrialização de crustáceos e suas possibilidades de aplicação ao Caranguejo-Uçá do Delta do Parnaíba", por Jorge Depassier Portales, também consultor internacional. No final das apresentações será aberto debate sobre os assuntos abordados.

Agregar Valor

Segundo o presidente da Codevasf, "dentre outros objetivos específicos, o seminário visa avaliar a infra-estrutura de processamento de pescado existente no Território da Planície Litorânea do Parnaíba com vistas a verificar a possibilidade de adaptação dessas instalações para o aproveitamento industrial do Caranguejo-Uçá capturado no Delta do Parnaíba".

Com a realização dos estudos sobre a potencialidade da industrialização do crustáceo encontrado na região, a Codevasf espera que sejam adotadas práticas modernas de aproveitamento e de agregação de valor à matéria-prima, avaliando a possibilidade de implementação de processos industriais de beneficiamento da carne de caranguejo, com a obtenção de produtos inspecionados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SIF), atendendo a elevada demanda por produtos processados, como "patinhas, casquinhas e tortas de caranguejo", dentre outros benefícios.

O caranguejo-uçá é um dos mais importantes recursos pesqueiros no Território da Planície Litorânea do Parnaíba. Trata-se do maior crustáceo encontrado nos manguezais brasileiros, apresenta carne muito apreciada e é comercializado em grandes quantidades em todas as capitais da região Nordeste, principalmente em Fortaleza, Ceará, por conta de expressivo afluxo turístico. Sua captura, realizada de forma artesanal, representa postos de trabalho para 4.500 catadores da região do Delta do Parnaíba, que, em sua maioria, têm nessa atividade a única fonte de renda, com média inferior a um salário mínimo.