Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Fortalecendo parcerias
conteúdo

Notícias

Fortalecendo parcerias

A Codevasf e o Banco do Brasil fortalecem as relações institucionais e definem estratégias de convergência de ações para os APLs (Arranjos Produtivos Locais) no Piauí.
publicado: 29/09/2006 11h50, última modificação: 01/11/2022 14h09

Com o objetivo de fortalecer as relações institucionais e definição de estratégia de convergência de ações para os APLs (Arranjos Produtivos Locais) no Piauí, o presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, e o diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Jonas Paulo de Oliveira Neres, reúnem-se com representantes do Banco do Brasil/ Desenvolvimento Regional Sustentável – DRS, na Superintendência do Banco do Brasil em Teresina (PI), hoje (29) às 16h. Representante do Sebrae/PI também participa da reunião.

As discussões serão norteadas pelo Protocolo de Intenções firmado entre a Codevasf e o BB, cujo objetivo é convergir esforços, visando articular, integrar e formular ações de fortalecimento de atividades produtivas que contribuam para promoção do desenvolvimento regional sustentável nos vales do São Francisco e do Parnaíba. Na oportunidade, serão definidas as propostas para regiões prioritárias, que contemplarão segmentos econômicos em municípios compreendidos nas áreas de atuação da Codevasf na Piauí.

Segundo o presidente da Codevasf, a escolha das regiões vai levar em consideração alguns critérios. "Serão contempladas regiões/territórios com maior coincidência de ações da Codevasf em estruturação de Arranjo Produtivo Local - APL (inclusive com ações relevantes em infra-estrutura) e Planos de Negócios - DRS, preferencialmente aqueles prontos para implementação, e localidades onde existe maior concentração de capitais econômicos, humanos e tecnológicos já disponibilizados e maior necessidade de atuação nos gargalos. As ações prioritárias para atuação dizem respeito a investimentos coletivos, capacitação, assistência técnica, pesquisa, infra-estrutura, mobilização e organização social", explica o presidente.

No âmbito da ações a serem realizadas no Piauí, destacam-se prioritariamente os seguintes municípios e atividades produtivas: Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Pio IX, São João do Piauí (ovinocaprinocultura) e Campo Maior (apicultura).

As ações prioritárias para atuação incluem investimentos coletivos, mobilização e organização social, capacitação, assistência técnica, pesquisa e infra-estrutura. Dentre as ações da Codevasf, consta a implantação de um centro de manejo e reprodução de ovinos e caprinos, em São João do Piauí, visando a capacitação de produtores, transferência de tecnologia e melhoramento genético do rebanho na região. A iniciativa vai beneficiar, pelo menos oito municípios, a saber: São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Dom Inocêncio, Conceição do Canindé, Oeiras, Simplício Mendes, Ribeira do Piauí e Socorro do Piauí.