Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > De olho no potencial dos Vales
conteúdo

Notícias

De olho no potencial dos Vales

O empresário europeu, do setor de produtos orgânicos, visita o pólo Petrolina/Juazeiro em busca de parcerias para organização de produtores e contato com fornecedores de frutas, verduras e legumes orgânicos para o mercado europeu.
publicado: 31/10/2006 17h18, última modificação: 01/11/2022 14h10

O empresário Mark van Eenennaam, representante da Corolux, empresa sediada em Luxemburgo que atua no setor de produtos orgânicos, encontra-se no pólo Petrolina (PE) / Juazeiro (BA) em busca de parcerias para organização de produtores e contato com fornecedores de frutas, verduras e legumes orgânicos para o mercado europeu.

Durante sua estadia no pólo Petrolina/Juazeiro, Eenennaam deverá se encontrar com empresas, cooperativas e associações de produtores, além de organizações de fomento à agricultura orgânica na região. As frutas orgânicas e produtos derivados, verduras e legumes são os produtos de maior interesse para o empresário.

Além de promover o fluxo comercial com a compra de produtos orgânicos do Brasil, o representante da Corolux busca também disseminar a prática de comércio justo entre as cooperativas e produtores de orgânicos no Brasil e oferece apoio para a produção orgânica e para a organização de cooperativas.

VISITA AO VALE DO PARNAÍBA

Além do pólo Petrolina/Juazeiro, Eenennaam visitará, no Vale do Parnaíba, o Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos do Piauí – DITALPI. Primeiro e único projeto de irrigação do Brasil a adotar o sistema orgânico como base de produção, o DITALPI já produz acerola orgânica certificada, com investimentos em mandioca para produção de fécula orgânica do Brasil, ervas medicinais e melancia sem semente. A expectativa é que, até 2008, o distrito tenha cerca de 1.000 ha de cultivos orgânicos em sua área.

Os produtos orgânicos são produzidos em um sistema que envolve muito mais do que a simples rejeição ao uso de agrotóxicos durante o cultivo. A agricultura orgânica busca o manejo equilibrado do solo, água, plantas e demais recursos naturais, promovendo a sua conservação no longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos.

No Brasil como um todo, a produção orgânica ganha cada vez mais importância. O consumo cresce entre 25% e 35% a cada ano. Segundo dados do Ministério da Agricultura, o país tem atualmente cerca de 15 mil produtores dedicados à agropecuária orgânica, ocupando 800 mil hectares de terras. Já de acordo com o do Ministério do Desenvolvimento, somente nos últimos dois meses as exportações somaram US$ 700 milhões.