Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Estruturação do APL de Aqüicultura no Alto São Francisco
conteúdo

Notícias

Estruturação do APL de Aqüicultura no Alto São Francisco

A Codevasf apoia o APL da Aqüicultura no Alto São Francisco, com ações estruturantes como a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Morada Nova
publicado: 02/07/2008 11h08, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf está apoiando o Arranjo Produtivo Local - APL da Aqüicultura no Alto São Francisco, com ações estruturantes como a construção da Unidade de Beneficiamento de Pescado de Morada Nova – UBP, mobilização e capacitação de produtores e prestação de assistência técnica. A Companhia tem disponibilizado tecnologias, recursos e o suporte necessário para impulsionar o crescimento do APL e a sua sustentabilidade.

Em 2001, a Codevasf iniciou parceria com a Prefeitura Municipal e a Associação dos Piscicultores de Morada Nova de Minas Gerais – ASPIM, investindo em insumos e materiais, que aliados aos trabalhos de assistência técnica, acompanhamento e organização do setor produtivo realizados pelos técnicos da Codevasf na região, foram imprescindíveis para desenvolver a credibilidade da atividade e a confiança da comunidade, dos pescadores e de empresários que hoje fazem investimentos no arranjo produtivo.

A Codevasf em parceria com o Ministério da Integração Nacional e Prefeitura Municipal deu início, no ano de 2006, a implantação da UBP de Morada Nova de Minas, para permitir a agregação de valor e a certificação sanitária do pescado produzido, facilitando a sua comercialização, gerando renda e empregos. Com a expectativa gerada pela implantação da UBP, os produtores estão aumentando a sua capacidade de produção. Para 2008, a previsão é que a produção atinja o patamar de 700 toneladas, com expectativa de crescimento em torno de 58% para a safra de 2009.

O APL de Aqüicultura no município, que contabiliza hoje 647 tanques-rede e 157 pessoas trabalhando diretamente e produz cerca de 1.000 toneladas de pescado ao ano, ou 90 toneladas/mês, atrai investidores de diversos segmentos, tais como fabricação de tanques-rede, transporte, beneficiamento de pescado e comércio. Os produtores contam hoje com a parceria da CREDINOVA, Cooperativa de Crédito de Morada Nova que acredita na atividade e tem financiado diversos projetos na região. O APL está organizado em torno da Cooperativa de Piscicultores do Alto e Médio São Francisco (COOPEIXE) e quatro associações de produtores.