Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Mais apoio à apicultura no Baixo São Francisco
conteúdo

Notícias

Mais apoio à apicultura no Baixo São Francisco

Como estratégia de apoio ao Arranjo Produtivo de Apicultura, a Codevasf, por meio do convênio firmado junto ao Sebrae-SE e Fapise (Federação Apícola de Sergipe), finalizou mais uma etapa da estruturação do APL. Foram entregues em comunidades sem acesso a processamento apícola, mais três unidades móveis de beneficiamento de mel
publicado: 16/10/2009 15h28, última modificação: 01/11/2022 14h11

Como estratégia de apoio ao Arranjo Produtivo de Apicultura, a Codevasf, por meio do convênio firmado junto ao Sebrae-SE e Fapise (Federação Apícola de Sergipe), finalizou mais uma etapa da estruturação do APL. Foram entregues em comunidades sem acesso a processamento apícola, mais três unidades móveis de beneficiamento de mel. Trata-se de uma adaptação realizada em containeres da Secretaria Estadual da Agricultura que são preparados para se tornar um ambiente higiênico para a colheita e processamento primário do mel e outros produtos apícolas.

Essas unidades foram instaladas nos municípios de Neópolis, Japaratuba e Poço Redondo, atendendo comunidades que vivem da apicultura e estão distantes, no mínimo, a 30 km da Casa de Mel. Com essa entrega, o baixo São Francisco já possui 6 unidades móveis implantadas e operando, beneficiando diretamente 76 famílias atendidas pelas instituições parceiras e indiretamente mais 50 famílias totalizando 126 famílias que agora passam a ter ambiente adequado para o processamento do mel.

O APL de Apicultura de Sergipe foi estruturado em 4 etapas de implantação sendo a primeira destinada a processos de produção; a segunda para etapas de colheita e processamento; a terceira etapa para processos de comercialização e a quarta etapa com foco na melhoria de qualidade dos produtos. Hoje o APL está em sua segunda etapa com previsão de encerramento em 2010, sendo centrada em processos de colheita e beneficiamento incluindo a rastreabilidade do mel, ou seja acompanhamento desde o campo a Casa de Mel. Ainda esse ano, a Codevasf irá entregar à comunidade 2 Casas de Mel que foram reformadas com recursos da Codevasf. Somente esse ano uma das unidades móveis já processou mais de 4.000 Kg de mel de florada silvestre. Por meio das ações conjuntas da Empresa com demais parceiros, o APL de Apicultura de Sergipe foi um dos quatro APLs escolhidos como prioritários pelo Governo Federal. Ainda estão no programa de apicultura o pólen e o trabalho com a própolis vermelha.

“O apoio ao APL de apicultura iniciou em meados de 2006, sendo a produção estimada, à época, abaixo dos 2.000 Kg e um grande desordenamento de ações. Após 2 anos de articulações, a região do Alto Sertão Sergipano já se torna referência em apicultura e agrega vários parceiros em torno de um objetivo comum, prova disto é a escolha do APL de apicultura do Alto Sertão como um dos 4 APLs prioritários do Governo Federal, junto ao programa Territórios da Cidadania”, comenta o engenheiro florestal Ronaldo Fernandes, chefe da Unidade de Arranjos Produtivos da Codevasf em Aracaju.