Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Encontro Técnico Científico consolida parcerias no CIRPA/CERAQUA
conteúdo

Notícias

Encontro Técnico Científico consolida parcerias no CIRPA/CERAQUA

Nutrição e melhoramento genético de peixes, padrões de qualidade de água em viveiros e densidade de estocagem no desempenho produtivo na piscicultura foram alguns dos temas discutidos no II Encontro Técnico Científico realizado pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas (CIRPA/CERAQUA)
publicado: 31/07/2009 14h30, última modificação: 01/11/2022 14h11

Nutrição e melhoramento genético de peixes, padrões de qualidade de água em viveiros e densidade de estocagem no desempenho produtivo na piscicultura foram alguns dos temas discutidos no II Encontro Técnico Científico realizado pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Alagoas (CIRPA/CERAQUA) da Superintendência Regional da Codevasf em Penedo, realizado nos dias 28 e 29 de julho. No total, foram apresentados 29 trabalhos científicos e tecnológicos já finalizados, em desenvolvimento e a serem executados no Centro.

O evento reuniu pesquisadores da Codevasf, Embrapa e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), objetivando uma avaliação conjunta dos trabalhos desenvolvidos por cada uma dessas instituições no Centro para um melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais. O encontro foi organizado pelo engenheiro de pesca da Codevasf Eduardo Motta e pela prof.ª Denise Pinheiro, do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal (IQB/Ufal).

O primeiro dia foi marcado por apresentações de projetos de pesquisa finalizados ou em fase de realização por técnicos, pesquisadores e professores da Codevasf, Ufal e Embrapa. Os trabalhos foram iniciados com apresentação do engenheiro de pesca da Codevasf Álvaro Albuquerque acerca da infraestrutura e dados de produção de espécies de peixes trabalhadas no Centro. Os dados foram completados pela exposição do também engenheiro de pesca da Codevasf Kley Lustosa, que tratou sobre as espécies produzidas no centro tecnológico, com dados como, por exemplo, a origem e a utilização de cada uma nas atividades de piscicultura desenvolvidas na região do baixo São Francisco.

Já o biólogo da Codevasf José Reginaldo apresentou os resultados acerca do trabalho de monitoramento da qualidade da água dos viveiros utilizados para produção de alevinos no Centro. Entre os pontos analisados no estudo ainda em desenvolvimento, estão os índices de amônia, pH, oxigênio dissolvido e temperatura apresentados no material retirado dos viveiros. “Identificamos basicamente dois problemas existentes nos viveiros a partir desta investigação: o primeiro foi a alta quantidade de amônia; o segundo problema detectado foi a transparência elevada”, explica o biólogo. Diante do exposto e após debate entre os pesquisadores, ficou definida a elaboração de um protocolo de preparação e manejo dos viveiros com o objetivo de não prejudicar as pesquisar e aumentar a produtividade.

No enceramento do primeiro dia (28) do encontro e abrindo os trabalhos do segundo dia (29), a prof.ª Edma Miranda, do IQB/Ufal, apresentou os trabalhos desenvolvidos, em desenvolvimento e aqueles planejados para execução no Centro pelo Laboratório de Enzimologia Aplicada e Análise Bromatológica da universidade, especialmente na área de nutrição de peixes, em parceria com a prof.ª Denise Pinheiro, também integrante do corpo docente do ICQ/Ufal.

Entre os trabalhos apresentados estavam “Densidade de estocagem no desempenho produtivo de alevinos de tambaqui” e “Diferentes níveis de vitamina C no desempenho produtivo de alevinos de tambaqui” e “Análise do estresse e das enzimas digestivas de peixes cultivados”, que contou com o trabalho conjunto de profissionais da Codevasf e da Ufal.

Outros trabalhos realizados em conjunto ou individualmente por pesquisadores da duas instituições também foram apresentados no último dia do encontro, a exemplo dos professores Emerson Soares e Petrônio Coelho Filho, do curso de Engenharia de Pesca da Ufal, e do médico veterinário Matheus Felix, do zootecnista Elias Santos e do engenheiro de pesca Sérgio Marinho, da Codevasf, respectivamente, nas áreas de transporte de alevinos, produção do camarão pitu e reprodução de surubim.

A Embrapa também esteve presente com a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador da unidade Tabuleiros Costeiros Paulo Carneiro, que apresentou a pesquisa em andamento “Avaliação do desempenho zootécnico de linhagens de tilápia disponíveis aos produtores do Baixo São Francisco” e a investigação a ser realizada “Determinação de protocolos de criopreservação de sêmem de peixes nativos do baixo são francisco”, dentre outros trabalhos.

Ao final do encontro, os técnicos, professores e pesquisadores das três instituições definiram que serão elaborados uma série de protocolos para aperfeiçoar os trabalhos no Centro, dentre eles um que definirá procedimentos para a nutrição por espécie, outro para reprodução de peixes e um protocolo sobre preparação de viveiros, entre outros.