Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Encontro de pequenos produtores na Europa
conteúdo

Notícias

Encontro de pequenos produtores na Europa

A Associação de Produtores Manga Brasil, localizada no Perímetro de Irrigação Maniçoba, em Juazeiro (BA), participou de um encontro internacional de pequenos produtores promovido pela Agrofair na Europa.
publicado: 07/07/2008 13h13, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Associação de Produtores Manga Brasil, localizada no Perímetro de Irrigação Maniçoba, em Juazeiro (BA), participou de um encontro internacional de pequenos produtores promovido pela Agrofair na Europa.

O encontro teve por objetivo discutir o comércio justo e expandir a marca Fair Trade por todos os países da Europa. Além do Brasil, estiveram representados no encontro países como Argentina, África do Sul, Costa Rica, Holanda, Inglaterra e Peru.

De acordo com o diretor de marketing da Associação de Produtores Manga Brasil, Josival Nascimento, os alimentos com a marca Fair Trade têm um espaço específico nas prateleiras dos supermercados da Europa e, apesar de alguns deles custarem mais caro, os consumidores optam por eles em função da qualidade e por serem produzidos pelos pequenos produtores. “Há uma transparência em todo o processo. O preço justo não é só para o produtor, mas também para o consumidor”, conta.

A associação vai aumentar a quantidade de mangas exportadas pelo vale do São Francisco. A estimativa é de que o número cresça de seis para 34 contêineres, quantidade referente aos períodos de agosto a novembro de 2007 e 2008 respectivamente. A safra do segundo período do ano está sendo negociada com a empresa européia Agrofair.

Nascimento afirma ainda que, durante o encontro, os participantes fizeram parte de debates onde discutiam a qualidade do trabalho de cada segmento das associações desde a produção no campo até a chegada ao consumidor e reforçaram a importância da preocupação não só com a qualidade do produto, mas também com a união e o social.

Segundo Josivaldo, o contrato com a Agrofair garante tranqüilidade ao Manga Brasil pois a fruta produzida pela associação já tem comprador e preço determinados. “No Vale, nós vendíamos bem no primeiro período do ano, mas no segundo semestre, competíamos com a manga de São Paulo e isso acabava gerando uma queda nos preços. O escoamento da produção para a Inglaterra é mais uma janela para a produção”, comemora.

Josivaldo destaca o apoio da Codevasf para o funcionamento do Manga Brasil. “ A empresa colaborou muito para o sucesso do nosso trabalho, a construção do packing house, a assessoria comercial, a construção da associação e especialmente a assistência técnica, através da Plantec, refletem diretamente na qualidade dos produtos”, finaliza.