Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Eco-cultura na Frulapa
conteúdo

Notícias

Eco-cultura na Frulapa

A Frulapa traz diferenciais como o evento Eco-cultural e apresenta os valores imateriais para a revitalização do rio São Francisco.
publicado: 06/11/2006 17h35, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Feira de Fruticultura e Agronegócio de Bom Jesus da Lapa (Frulapa) teve como principal diferencial o debate sobre a revitalização. O evento aconteceu de 3 a 5 de novembro e atraiu cerca de 70 mil pessoas. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf – apoiou a Frulapa, como acontece todos os anos. A outra novidade foi a realização do eco-cultura, uma espécie de evento paralelo de manifestação cultural.
O diretor da Área de Revitalização da Companhia, Jonas Paulo, explicou que a importância desse trabalho foi mostrar a potencialidade do povo ribeirinho. "A manifestação do rio São Francisco está contemplada por meio dos artistas locais. A agricultura familiar também ganha destaque com os Arranjos Produtivos Locais. Não podemos pensar a revitalização, levando em conta apenas os aspectos técnicos, é preciso valorizar o resgate da cultura, da história e da alma do rio, são os valors imateriais", afirma Jonas.

A FRULAPA foi criada com a intenção de conquistar novos mercados e, consequentemente, alavancar o setor produtivo, devido ao grande potencial econômico das frutas locais para o desenvolvimento regional. O principal objetivo da feira é a potencialização do agronegócio da fruticultura irrigada na região e dinamização do turismo de negócios no município.
A área cultivada com fruticultura é de 8 mil ha com perspectiva de, em médio prazo, atingir 15 mil ha, representado pelos Perímetros Irrigados de Formoso A e H. Estima-se que, num futuro próximo, a produção de frutas na região atinja mais de 100 mil toneladas/ano.