Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Visita à FAESA
conteúdo

Notícias

Visita à FAESA

O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo de Oliveira Neres, o diretor Operacional do SEBRAE, Edival Passos, técnicos e assessores da Codevasf estiveram em visita técnica ao Distrito de Pilar, em Jaguarari (BA)
publicado: 25/10/2006 17h06, última modificação: 01/11/2022 14h10


O diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, Jonas Paulo de Oliveira Neres, o diretor Operacional do SEBRAE, Edival Passos, técnicos e assessores da Codevasf, estiveram em visita técnica ao Distrito de Pilar, em Jaguarari (BA), nos dias 19, 20 e 21 de outubro, onde conheceram as experiências da Federação dos Agricultores e Entidades do Semi-Árido-FAESA.

Foram visitados o Projeto Pulmão Verde, o Centro de Biotecnologia da Reprodução, o Centro de Intercooperação do Semi-Árido-CEISA e o Parque de Exposições. Na ocasião, a presidente da entidade, Maria do Remédio, apresentou o projeto para implantação do Abatedouro e Frigorífico Industrial de Caprinos e Ovinos dos agricultores familiares da FAESA e COOGRISA.

Como parte da programação, foi realizada uma plenária na qual estiveram presentes lideranças dos municípios de Jaguarari, Uauá, Casa Nova, Canudos, Curaçá, Juazeiro, Monte Santo e Andorinha, no estado da Bahia. Na ocasião, Jonas Paulo ressaltou a necessidade de elaboração de um estudo de viabilidade técnica e econômica para o empreendimento, e, em seguida, Edival Passos assegurou que o SEBRAE realizará o estudo de mercado da caprinovinocultura para esse projeto.

Os técnicos da Codevasf visitaram algumas propriedades integrantes da base produtiva de caprinos e ovinos para o Frigorífico, nos municípios de Uauá e Jaguarari, nas comunidades de Salgadinho, Fidélis, São Paulinho, Tigre, Sítio dos Loiolas, Volta e Adutora III, onde conheceram os métodos de processamento de forragem (fenação e ensilagem) utilizados pelos agricultores familiares, associados à FAESA, como reserva estratégica de alimentos a serem oferecidos aos animais na época de estiagem.