Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Desenvolvimento Regional
conteúdo

Notícias

Desenvolvimento Regional

A Codevasf e o Banco do Brasil assinam protocolo de intenções que irá fortalecer as atividades produtivas do desenvolvimento regional nas bacias do São Francisco e do Parnaíba.
publicado: 28/08/2006 15h07, última modificação: 01/11/2022 14h09


A assinatura do protocolo de intenções aconteceu hoje (28/08), na sede do Banco do Brasil, em Brasília, com a participação do presidente da Codevasf, Luiz Carlos Everton de Farias, e do vice-presidente do Banco do Brasil, Luiz Oswaldo Moreira Souza, além do diretor da Codevasf, Jonas Paulo; do presidente da Fundação do Banco do Brasil, Jacques Penna ; do gerente de divisão do Banco, Raimundo Nonato, e do gerente executivo do BB, Hércules Antônio Xavier . Na ocasião, o presidente da Companhia reforçou que o Banco do Brasil é parceiro em vários projetos da Codevasf, "este é mais um ato que reforça as ações em conjunto, por meio dos arranjos produtivos locais", salientou.

As ações resultantes do acordo, como metas, etapas e fases de execução com os respectivos cronogramas físicos e financeiros, constarão de planos de trabalho que serão elaborados, em conjunto, pelas equipes técnicas à medida que houver interesse entre as instituições envolvidas. As áreas prioritárias para atuação incluem os investimentos coletivos, mobilização e organização social, capacitação, assistência técnica, pesquisa e infra-estrutura.

O diretor da Codevasf, Jonas Paulo, ressaltou a importância do ato e reforçou que o desenvolvimento regional acontece através de parcerias, onde há o interesse de garantir o crescimento para a comunidade.

A maioria das ações terá foco nos diversos arranjos produtivos locais (APLs), da Codevasf, com ênfase na apicultura, aqüicultura, fruticultura e caprinocultura. Em apicultura já estão com ações aprovadas ou em análise os municípios de Ibotirama; Macaúbas; Morpará; Muquém de São Francisco, na Bahia e em Campo Maior, no Piauí. No APL de ovinocaprinocultura, há projetos em Campo Grande de Lourdes; Casa Nova; Curaçá; Juazeiro; Pilão Arcado; Remanso; Sento Sé, no âmbito da superintendência regional de Juazeiro, na Bahia, além de Massapê do Piauí, Patos do Piauí, Pio IX e São João do Piauí, na superintendência de Teresina, no Piauí.

Na área de aqüicultura, estão previstas ações nos municípios de Barra e Barreiras, na Bahia; Jatobá, em Pernambuco; Olho d´Água do Casado, Pão de Açúcar e Penedo, em Alagoas; Propriá e Telha, em Sergipe. No município de Jaíba, em Minas Gerais, o APL será em fruticultura.

O protocolo prevê que o Banco do Brasil disponibilize à Codevasf metodologia da Estratégia de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), aplicável nas áreas de atuação, com vistas à integração de ações regionais para a estruturação de atividades produtivas que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável, respeitadas as normas legais, os critérios operacionais internos, além de disponibilizar linhas de crédito às populações beneficiárias das áreas de atuação da Codevasf.