Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Delegação da Etiópia na Codevasf
conteúdo

Notícias

Delegação da Etiópia na Codevasf

Em visita ao Brasil, o ministro de Recursos Hídricos da Etiópia, Adugna Jabessa, visitou a sede da Codevasf, em Brasília, para conhecer o trabalho da empresa, principalmente a experiência na área de implantação de perímetros irrigados, ações de revitalização de bacias hidrográficas e Parcerias Público Privadas (PPPs).
publicado: 02/03/2009 15h56, última modificação: 01/11/2022 14h10

Em visita ao Brasil, o ministro de Recursos Hídricos da Etiópia, Adugna Jabessa, visitou a sede da Codevasf, em Brasília, para conhecer o trabalho da empresa, principalmente a experiência na área de implantação de perímetros irrigados, ações de revitalização de bacias hidrográficas e Parcerias Público Privadas (PPPs). O ministro e sua comitiva foram recebidos pelo diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Raimundo Deusdará Filho, e pelo secretário-executivo da área, Frederico Calazans.

Na oportunidade, o grupo assistiu a uma apresentação institucional, mostrando as diversas atividades desenvolvidas pela Codevasf em sua área de atuação. A comitiva etíope ficou entusiasmada com o trabalho apresentado. A intenção agora é conhecer “in loco” as ações da empresa e firmar parceria para implantar naquele país experiências bem-sucedidas da Companhia nos vales do São Francisco e do Parnaíba.

Boa parte da visita da comitiva ao Brasil foi dedicada a conhecer o programa de PPPs, bem como o crescimento do setor de recursos hídricos do País. Além da Codevasf, o grupo foi recebido pelo ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrus Ananias, e pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA),José Machado.

Além do ministro Jabessa, participaram da delegação etíope dois integrantes do Projeto de Irrigação do Rio Nilo: Hayalsew Yilma, coordenador nacional do projeto, e Mulugeta Seid, coordenador regional do projeto.

SOBRE A ETIÓPIA

Localizado no nordeste da África, a Etiópia é um país com um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do mundo (IDH), consequência de graves problemas socias. Com uma área total de 1.127.127 km² , possui cerca de 2.900 km² de área irrigável. Aproximadamente 80% da população sobrevivem da agricultura, que responde por cerca de 90% do PIB. As exportações principais do setor são café, sementes oleaginosas, leguminosas (feijão), flores, cana-de-açúcar, forragem para animais, e uma planta conhecida por qat, que possui propriedades psicotrópicas quando mascada. Outros produtos agrícolas importantes são cereais: trigo, milho, sorgo, cevada e o teff, cereal nativo que constitui a base da alimentação no país. As condições naturais são favoráveis à agricultura, mas as técnicas agrícolas são arcaicas e, portanto, a produção se limita ao nível de subsistência.