Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Contenção de processso erosivo
conteúdo

Notícias

Contenção de processso erosivo

A Codevasf está concluindo obras de contenção de erosões nas margens do rio São Francisco, nos Perímetros Irrigados de Cotinguiba/Pindoba e Betume, localizados em Sergipe
publicado: 01/07/2022 15h14, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf está concluindo obras de contenção de erosões nas margens do rio São Francisco, nos Perímetros Irrigados de Cotinguiba/Pindoba e Betume, localizados nos municípios de Propriá, Japoatã, Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba, em Sergipe. Estão sendo utilizados recursos da ordem de R$ 4,6 milhões, oriundos do Governo Federal, inseridos nas Obras de Revitalização e Recuperação do Rio São Francisco.

Os serviços executados dizem respeito à implantação de estruturas de proteção no leito do rio (espigões) em material rochoso perpendiculares à margem; lançamento de material de transição nos taludes, seguida da colocação do enrocamento de proteção em material rochoso (pedras) e proteção vegetal dos taludes acima do enrocamento. Também está sendo reimplantado o dique de proteção nos locais em que a ação erosiva já provocou o desbarrancamento do mesmo.

No Perímetro Irrigado de Cotinguiba/Pindoba, as obras estão sendo realizadas em dois trechos: o primeiro, no setor Cotinguiba com uma extensão de 1,4 mil metros, incluindo o realinhamento e reimplantação do dique de proteção; o segundo, no setor Pindoba, com uma extensão de 700m onde o dique de proteção já se encontrava em acelerado processo erosivo, comprometendo a integridade das estruturas de irrigação e drenagem ali implantadas.

No Perímetro Irrigado de Betume, as obras estão sendo realizadas nas proximidades do povoado Serrão, no município de Ilha das Flores, em uma extensão de 130m.

Paralelamente às obras, estão sendo desenvolvidas atividades ambientais, envolvendo as comunidades beneficiadas e executores das obras.