Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Comissão de Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

Comissão de Meio Ambiente

O estado de Pernambuco conta agora com a Comissão Local de Meio Ambiente e Ação Socioambiental (Colmeia), com a participação dos municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Santa Filomena, Santa Cruz, Cabrobó, Orocó, Dormentes, Afrânio e Petrolina.
publicado: 10/10/2006 09h24, última modificação: 01/11/2022 14h09

O seminário de instalação da Colmeia contou com a participação do diretor da Área de Revitalização, da Codevasf, Jonas Paulo; o superintendente regional da Codevasf Petrolina, Reginaldo Paes; o coordenador do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco (PRBHSF), Maurício Laxe; representantes de instituições federais e estaduais; organizações não governamentais e sociedade civil.
Os municípios são fundamentais para o sucesso do Programa de Revitalização onde a maioria das ações é desenvolvida. Cada município tem que envidar esforços para dar suporte e acompanhar a execução das ações e apoiar as transações que serão realizadas com os parceiros. 
Para a efetivação das ações de revitalização foi assinado o protocolo de adesão à Colmeia, onde os municípios, instituições e as entidades assumem o compromisso de colaborar de maneira integrada e permanente. A instalação da Colmeia foi o primeiro passo para a consolidação das ações integradas do PRBHSF, o próximo passo será elaborar o plano de ação.
Articulação
O superintendente regional da Codevasf, Reginaldo Paes, falou que no próximo dia 19 será feita a primeira reunião definição das prioridades dos investimentos para o próximo ano. “Nesse plano nós não vamos estar definindo apenas projetos com orçamentos, mas sim as prioridades estratégicas, ou seja, investir em educação ambiental, recomposição da mata ciliar e a discussão técnica de cada projeto”, frisou. 
Na avaliação de Maurício Laxe, o Fórum teve bons desdobramentos e culminou em um trabalho de mobilização que vai consolidar esse processo de articulação. “Isso representa para nós um passo a mais na abertura dos espaços para participação social, que vai permitir avançar tematicamente. As instituições estão se aproximando com uma mesma bandeira que é a revitalização e com certeza o produto que vai ser construído, a partir desse coletivo, será satisfatório”, finalizou.
Colmeia
A criação das Colmeias envolve ações regionais e integradas que visam à revitalização do rio São Francisco e propõem a execução de atividades relacionadas à mobilização, sensibilização, organização e capacitação de lideranças municipais dos diversos segmentos sociais representadas pelos governos federal, estaduais e municipais, instituições de ensino, ONGs e setores privados, fóruns, comitês e conselhos locais.         
O objetivo do Fórum de articulação intermunicipal é viabilizar a integração constante e permanente de todos os atores sociais e governamentais que fazem e tem responsabilidade com os componentes da revitalização do São Francisco.