Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Comemorações São Francisco
conteúdo

Notícias

Comemorações São Francisco

Para comemorar a data, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do São Francisco, preparou um dia inteiro de atividades.
publicado: 03/10/2006 09h29, última modificação: 01/11/2022 14h09

No dia quatro de outubro de 1501, uma expedição de reconhecimento, comandada por Américo Vespúcio e André Gonçalves, chegou à foz de um rio que, de tão grande, os índios chamavam de Opara – "o rio mar". E por ser aquele o dia de São Francisco, ele assim foi batizado pelos portugueses.
O evento será no bloco B da Esplanada dos Ministérios, no dia 4. O destaque, na parte da manhã será a abertura de exposição fotográfica e, na parte da tarde, a Plenária do Fórum de Articulação Nacional do Programa de Revitalização, que reúne representantes de diversos órgãos governamentais e sociedade civil, integrantes do programa.

Uma série de anúncios importantes será feita no seminário que se realizará a partir das 9h30. Dentre os destaques, está o edital para a formação da Rede de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Extensão em apoio ao Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que destinará R$ 4,5 milhões para apoio à execução de projetos de pesquisa em rede interinstitucional e cursos de capacitação voltados para o desenvolvimento e a disseminação de conhecimentos e tecnologias que promovam vários aspectos da revitalização da bacia.

Outro destaque da manhã será a apresentação das Expedições de Fauna. Realizada pela Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros do Ibama, com recursos do Programa de Revitalização, o projeto visa promover o levantamento de toda a fauna silvestre da bacia do São Francisco. Em sua primeira etapa de execução o projeto já fez descobertas importantes, como a presença de anfíbios em localidades onde ainda não haviam sido detectados.

Fotografias

A exposição "Imagens da Bacia do São Francisco – Conhecer para Revitalizar" reúne dois fotógrafos que, de comum, só têm o tema. Suas lentes captam imagens tão distintas e ricas quanto à bacia daquele que ficou conhecido como o "Rio da Integração Nacional".

O paulista Adriano Gambarini iniciou na carreira profissional quando foi convidado por uma revista que queria "alguém acostumado às adversidades de viagens inóspitas a lugares distantes". Depois disso, rodou o mundo inteiro, produzindo para publicações nacionais e internacionais, como a National Geographic. Na exposição que vai do dia 04 ao dia 06, Gambarini exibirá o registro que fez ao longo de toda a bacia do São Francisco. São peças que combinam refinamento técnico e estético, que resultam em imagens de forte impacto, fazendo jus ao nome de sua primeira exposição individual, realizada há dez anos: Imagempoesia.

João Caetano se diz "mineiro de nascimento, goiano de cidadania e brasileiro de corpo e alma". O fotógrafo nos presenteia com um olhar, no mínimo, inusitado, sobre fauna, flora, rochas e toda a abundância da natureza. Nesta exposição, Caetano mostra a nascente do Rio São Francisco, em Minas Gerais, partindo do ponto onde ainda é um filete de água, até a cachoeira de Cascadanta, na Serra da Canastra. "Lá onde ele vira São Francisco de verdade", brinca o fotógrafo.