Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Começa Feirão de Artesanato na Codevasf em Sergipe
conteúdo

Notícias

Começa Feirão de Artesanato na Codevasf em Sergipe

A Codevasf realiza na sua sede, em Aracaju, o 8° Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. O evento se prolonga até o domingo (7). O objetivo é promover a inclusão social e econômica da população na área de abrangência da Companhia no Baixo São Francisco
publicado: 05/12/2008 16h32, última modificação: 01/11/2022 14h10

Com o objetivo de promover a inclusão social e econômica da população da sua área de abrangência, a Codevasf realiza na sua sede, em Aracaju, o 8° Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. O evento foi aberto às 8 horas, de sexta-feira (5) e se prolonga até o domingo (7), aberto ao público.

De acordo com o superintendente regional Antonio Viana Filho, mais de 150 artesãos e produtores, inclusive de cidades alagoanas do Baixo São Francisco, participam do evento. “Cerca de 26 municípios participam com produtos da gastronomia regional como mel, o leite e o queijo de cabra, a cocada, a bolachinha de tapioca, geléia, doces, licores, além de atividades como ecoturismo e turismo rural e as mais variadas formas de expressão pelo artesanato. O sucesso do evento vem sendo comprovado pelo seu crescimento, pois na sua primeira edição o Feirão reuniu apenas dois municípios e hoje são 26, o que permitirá a abertura de canais de comercialização, promovendo a geração de emprego e renda", afirma Viana Filho.

A Codevasf justifica o investimento na atividade, dentro da política de ação de endomarketing da empresa e a promoção das potencialidades e oportunidades de investimentos no Baixo São Francisco, buscando aproximar a Empresa do cidadão, criando elos de comunicação com parceiros e sociedade, estabelecendo confiança, captando e desenvolvendo articulação com as comunidades, de forma a manter o cidadão informado e prestar contas de suas ações e resultados à sociedade.

Nessa perspectiva, a Codevasf em Sergipe estimula o turismo e o artesanato como novas alternativas econômicas para elevação do nível de renda das comunidades do Baixo São Francisco, com diminuição da degradação ambiental que se observa na região. O ecoturismo e o turismo rural, a ovinocaprinocultura, a aquicultura e a apicultura, os chamados "Arranjos Produtivos Locais – APL's" priorizados pela Empresa, além das vocações tradicionais da região, são as principais opções. O artesanato, nesse contexto, é atividade que gera emprego e renda, resgata expressões culturais a tradições, promove o aproveitamento das riquezas e recursos naturais, incrementa o turismo e o incentivo ao espírito comunitário e associativista, viabilizando a inclusão social e a diminuição das desigualdades sociais.

JUSTA HOMENAGEM

Durante a abertura do 8° Feirão, foi inaugurada a galeria dos ex-superintendentes da Codevasf em Sergipe, uma oportunidade de homenagear a todos que emprestaram sua força de trabalho na condução da Companhia no estado. Dentre os homenageados está o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Sergipe, Paulo Viana. Em sua gestão foi realizada a 1ª edição do Feirão, em 2000.