Notícias
Começa colheita do amendoim em Santa Maria da Boa Vista
Começa nesta terça-feira (26), a colheita do amendoim produzido na Unidade de Observação e Demonstração de Cultivares implantada no Perímetro Irrigado Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista (PE), pela 3ª Superintendência Regional da Codevasf, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), de Campina Grande (PB).
“A produtividade foi ótima”, disse o engenheiro agrônomo da Codevasf 3ªSR Osnan Ferreira, destacando que o resultado do ensaio atendeu às expectativas. O amendoim cultivado de forma experimental foi da variedade BR1 – sintetizada pela Embrapa Algodão – que é de grande adaptabilidade à região Semi-Árida do Nordeste brasileiro.
O experimento é destinado à produção de sementes que serão distribuídas pela Codevasf aos produtores reassentados do Sistema Itaparica que quiserem cultivar amendoim. “Pretendemos criar outras unidades demonstrativas”, reforçou o engenheiro agrônomo Osnan Ferreira, ressaltando que a disponibilidade de sementes de variedade mais resistente e de baixo custo de produção pode fazer
com que o Perímetro Irrigado Fulgêncio volte a ser um grande produtor de amendoim.
A unidade de demonstração foi instalada no lote do agricultor Luiz Alexandre da Silva, que cultiva amendoim há alguns anos. “A parceria com a Codevasf e a Embrapa foi muito produtiva e pretendo continuar para propagar ainda mais sementes”, acrescentou o agricultor.
Amendoim BR1 - atende aos padrões do mercado nacional de consumo in natura, possuindo entre três a quatro sementes por vagem, cor avermelhada e 45% de óleo. “O manejo do amendoinzeiro é muito simples e pode ser produzido com baixo custo e ter boa produtividade, além da vantagem de atrair poucas pragas”, disse a pesquisadora Roseane Cavalcanti, da Embrapa Algodão, acrescentando que os insetos que a planta atrai são fáceis de controlar.
“O plantio do amendoim deve ser feito em solo arenoso ou franco arenoso, no espaçamento 0,70m X 0,20m ou mais adensado com espaçamento 0,50m X 0,20m”, explica a pesquisadora recomendando o uso de 60kg a 90kg de sementes para o cultivo de um hectare. Por se tratar de uma variedade precoce, a colheita é feita no 87º dia depois do plantio. “Em áreas irrigadas, a produtividade pode alcançar até quatro toneladas por hectare”, reforça.