Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Coleta de mel em Alagoas
conteúdo

Notícias

Coleta de mel em Alagoas

Alunos do Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas que moram no Perímetro Irrigado do Marituba (PMT), no município de Penedo, realizaram a coleta do mel produzido em 8 colméias instaladas na Área de Proteção Ambiental da Marituba (APA), próximo ao povoado de Riacho do Pedro.
publicado: 15/01/2009 15h27, última modificação: 01/11/2022 14h10

Alunos do Projeto Amanhã da Codevasf em Alagoas que moram no Perímetro Irrigado do Marituba (PMT), no município de Penedo, realizaram a coleta do mel produzido em 8 colméias instaladas na Área de Proteção Ambiental da Marituba (APA), próximo ao povoado de Riacho do Pedro. Para isso, os estudantes, filhos de pequenos produtores do PMT, participaram de um curso de processamento e beneficiamento de produtos apícolas, ministrado por técnicos da Codevasf na Unidade de Capacitação e Treinamento do Marituba.

O curso, com duração de 16 horas/aula, abordou assuntos como coleta, higiene e manuseio, filtragem, decantação e envazamento do mel, beneficiamento da cera bruta e beneficiamento e acondicionamento de própolis.

Das oito colônias de abelhas africanizadas, os estudantes coletaram cerca de 90 litros de mel já filtrados e preparados para a embalagem. Segundo o técnico da Unidade de Capacitação e Treinamento do Projeto Amanhã no PMT, Márcio Cruz Azevedo, esse mel é produzido de maneira ecologicamente correta e tem uma qualidade muito superior, pois é retirado diretamente da natureza. Também não são acrescentados produtos químicos, nem para produção e nem no momento do beneficiamento.

Como criador da “Semana do mel” no PMT, Márcio Azevedo coordenou todo o processo desde a escolha do local para instalação das colméias até a embalagem do mel, que deverá será consumido pela comunidade regional.