Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf promove 9º Feirão de Artesanato em Aracaju (SE)
conteúdo

Notícias

Codevasf promove 9º Feirão de Artesanato em Aracaju (SE)

A Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju (SE) promove, de 4 a 6 de dezembro, em sua sede, o 9º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. O evento tem como objetivo estimular e divulgar o artesanato e os produtos regionais
publicado: 30/11/2009 16h04, última modificação: 01/11/2022 14h11

A Superintendência Regional da Codevasf em Aracaju (SE) promove, de 4 a 6 de dezembro, em sua sede, o 9º Feirão de Artesanato e Produtos Regionais do Baixo São Francisco. O evento tem como objetivo estimular e divulgar o artesanato e os produtos regionais, vocações econômicas e naturais da região, além de abrir mercado para os pequenos produtores e artesãos, estruturar novas alternativas econômicas centradas nos arranjos produtivos de apicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura e artesanato, ocupando o espaço rural com atividades sustentáveis.

Nesse contexto, o artesanato e os produtos regionais geram emprego e renda, valorizam e mantêm vivas as expressões e tradições culturais, promovem o correto aproveitamento das riquezas e recursos naturais. Além disso, o estímulo à produção artesanal sustentável incentiva o espírito comunitário e associativista, e possibilita a inclusão econômica e social, atenuando as desigualdades sociais, em sintonia com a missão da Codevasf.

A produção artesanal do Baixo São Francisco é representada pelo uso de diversos materiais, como palha, coco, barro, bordado, pedra, madeira, dentre outros. Além do artesanato, os produtos regionais como peixe, mel, leite e queijo de cabra, biscoitos, bolachas e doces são prioridades do Programa de Revitalização do São Francisco para a região, pois podem viabilizar socialmente as comunidades locais e pequenas e médias propriedades rurais.