Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf presente no Integranordeste
conteúdo

Notícias

Codevasf presente no Integranordeste

O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antonio Souza da Eira, e a secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, abriram os eventos Integranordeste e Encontro Nacional de Mesorregiões na semana passada, no auditório do Hotel Tropical Tambaú, em João Pessoa (PB)
publicado: 24/11/2008 10h52, última modificação: 01/11/2022 14h10

O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, Luiz Antonio Souza da Eira, e a secretária de Programas Regionais, Márcia Damo, abriram os eventos Integranordeste e Encontro Nacional de Mesorregiões na semana passada, no auditório do Hotel Tropical Tambaú, em João Pessoa (PB). A Codevasf  foi representada pela superintendente da Codevasf em Juazeiro (BA), Ana Angélica Lima, pelo chefe do escritório de Recife (PE), Marcelo Teixeira, pela chefe do Escritório de Paulo Afonso (BA), Maria Selma e pela a gerente de Desenvolvimento Territorial da Codevasf, Kenia Regia Anasenko Marcelino. Também estiveram presentes os técnicos, Paulo Roberto (1ªSR), Wilson Neri (2ª SR), João Barros (3ª SR), Ronaldo Pereira (4ªSR), Pedro Melo (5ªSR), Priscila Martinez (6ª SR), Mário Guimarães (7ªSR).

Na ocasião, foi anunciado o lançamento do Atlas Geográfico das Mesorregiões, que permite ao usuário visualizar, por meio de mapas e informações sintéticas, os principais aspectos sociais, econômicos, geográficos, educacionais das 13 mesorregiões diferenciadas priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Entre os destaques do evento, Márcia Damo citou a terceira edição da revista Espaço Regional, publicação anual da Secretaria de Programas Regionais (SPR), que mostra resultados das ações da Secretaria, e o lançamento do Plano de Ação da Mesorregião Chapada do Araripe, que reúne informações sobre a mesorregião e relaciona as ações que foram priorizadas para implementação nesse território.

Após a cerimônia, a Filarmônica de Cruzeta, composta por 50 crianças, apresentou-se sob a regência do maestro Humberto Dantas. Cruzeta é um município do Rio Grande do Norte, integrante da Mesorregião Seridó. Em seguida, os participantes do evento tiveram a oportunidade de visitar a exposição demonstrativa de fotos e produtos de arranjos produtivos locais (APLs), apoiados pelo Ministério da Integração Nacional. Os painéis da exposição apresentam projetos apoiados em 12 segmentos produtivos: ovinocaprinocultura, piscicultura, fruticultura, apicultura, artesanato, base mineral, vitivinicultura, bovinocultura, turismo, extrativismo vegetal, floricultura e movelaria.

O Integranordeste e o Encontro Nacional de Mesorregiões são uma iniciativa da Secretaria de Programas Regionais do Ministério da Integração Nacional e da Sudene, e contam com o apoio da Codevasf, Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações de Municípios do Estado da Paraíba (Famup), governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A Codevasf foi uma das instituições participantes da sessão temática "Parcerias para o  Desenvolvimento Regional - Instrumentos e Mecanismos de Apoio Disponíveis", ao lado do DNOCS, CEF e BNDES.