Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf participa do Censo Aquícola no Piauí
conteúdo

Notícias

Codevasf participa do Censo Aquícola no Piauí

Diante das importantes ações desenvolvidas pela Codevasf no vale do Parnaíba, a empresa foi convidada a apoiar de forma efetiva o trabalho dos técnicos do Censo Aquícola no estado do Piauí
publicado: 27/10/2009 10h55, última modificação: 01/11/2022 14h11

Diante das importantes ações desenvolvidas pela Codevasf no vale do Parnaíba, a empresa foi convidada a apoiar de forma efetiva o trabalho dos técnicos do Censo Aquícola no estado do Piauí. De caráter nacional, o Censo Aquícola é uma ação do Ministério da Pesca e Aqüicultura – MPA, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - FAO e o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e objetiva traçar uma “fotografia” da realidade dos produtores aquícolas no país.

A participação da Codevasf será principalmente por meio do fornecimento de informações sobre as atividades desenvolvidas em cada município, número de famílias que atuam no segmento e também no tocante aos dados de produção e produtividade. Essas informações possibilitarão à equipe do Censo maior celeridade na busca das comunidades, famílias e demais ações a serem abordadas nos trabalhos de campo, pois, a meta é entrevistar a totalidade dos produtores do estado, tanto no interior quanto no litoral.

A partir dos dados obtidos na pesquisa, o governo terá elementos para planejar melhor sua política de desenvolvimento do setor, apoiar a organização da cadeia produtiva, qualidade dos produtos, acesso à comercialização e assistência técnica. O projeto piloto foi realizado no estado do Ceará e, a partir de 2009, estende-se para todos os estados da Federação.

Os dados levantados no Censo Aquícola somente têm fins estatísticos e de gestão do setor, sendo reservado o sigilo de informações, conforme Lei 5.534 de 14 de novembro de 1968.