Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Codevasf na Expoagro 2006
conteúdo

Notícias

Codevasf na Expoagro 2006

A Codevasf está participando da 56ª edição da Exposição Agropecuária de Alagoas, a Expoagro, que está sendo realizada até Domingo (05/11), no Parque da Pecuária em Maceió.
publicado: 01/11/2006 17h44, última modificação: 01/11/2022 14h10

No estande da Companhia, os visitantes encontram além de peças do artesanato do baixo São Francisco, frutas e vinhos produzidos na região do sub-médio São Francisco. Os materiais ilustrativos sobre os programas de piscicultura e os projetos de irrigação e drenagem implantados em perímetros como os de Itiúba, Boacica e Marituba chamam a atenção de quem passa pelo estande.

Na sexta-feira, dia 3, uma degustação de produtos do vale irá reunir autoridades e convidados, oportunidade na qual serão expostos os trabalhos desenvolvidos pela Codevasf em estados como a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí. Um dos destaques é o Projeto Amanhã, que tem capacitados jovens de 14 a 26 anos, que vivem no meio rural, para o mercado de trabalho, observando-se as potencialidades agropecuárias de cada região de abrangência da Codevasf. Mais de 2 mil estudantes já foram capacitados por meio do Amanhã.

Atrativos

Outra atração é a área de piscicultura. Um aquário foi montado no estande, e tem concentrado a atenção dos participantes da Expoagro para o Pólo de piscicultura do Baixo São Francisco, que faz parte do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco. Eles abrangem desde reprodução em laboratório de várias espécies nativas do rio, criação em cativeiros e beneficiamento até a comercialização.

O carro-chefe do programa de piscicultura é a tilápia, que tem obtido bons resultados durante todos esses processos. Os resultados obtidos pelos projetos da Codevasf no campo e na cidade devem levar na semana que vem para Penedo (AL), uma equipe de televisão da TV Cultura, responsável pelo programa "Pátria das Àguas", que tem como objetivo chamar a atenção dos brasileiros para a necessidade da preservação ambiental, principalmente dos nossos mananciais de água doce. O programa semanal é exibido em 20 estados brasileiros em canais abertos e a cabo, sempre aos domingos, às oito e meia da noite, com reapresentação às quartas-feiras, à uma e meia da tarde.