Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Plano de negócios para hortaliças orgânicas
conteúdo

Notícias

Plano de negócios para hortaliças orgânicas

A Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)realizam encontro para elaboração do plano de negócios da Associação de Mulheres Produtoras de Hortaliças Orgânicas
publicado: 09/10/2008 12h11, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina (PE), e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), através dos profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), realizou encontro para elaboração do plano de negócios da Associação de Mulheres Produtoras de Hortaliças Orgânicas (Ampho), ontem (8), em Petrolândia (PE). 
 
O objetivo é realizar o planejamento das atividades da produção de hortaliças orgânicas e traçar novas alternativas de mercados. A construção do plano está prevista para acontecer em cinco etapas.“Estamos trabalhando para o fortalecimento das entidades e por isso fornecemos assessoramento técnico nos aspectos relacionados à organização e comercialização”, disse o chefe do Escritório de Apoio Técnico de Jatobá (PE), Bairton Teixeira, da Codevasf.
 
Para estimular a comercialização, os técnicos da Ater estão realizando contatos com compradores de produtos orgânicos dos municípios de Petrolina e Jatobá.
 
“Queremos expandir nossa atividade, aumentar a produção, e organizar melhor a horta para alcançar novos mercados”, explica a tesoureira da Ampho, Elaine Costa, acrescentando que outros projetos já estão em discussão na entidade, como o de fazer cadastro de clientes para a associação realizar a entrega de hortaliças.
 
Associação - A Ampho existe há cinco anos e é composta por onze integrantes. Em uma área de um hectare, as mulheres produzem coentro, alface, acelga, rúcula, salsa, beterraba e cenoura. Toda a produção é vendida na feira livre da cidade de Petrolândia, em uma barraca da própria associação.
 
O Perímetro Irrigado Barreiras – Bloco 1 foi implantado pela Chesf em razão da construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, conhecida por Itaparica. A Codevasf atua no Empreendimento Itaparica – composto por nove Perímetros Irrigados -, em apoio à Chesf, desde o ano de 1990, realizando as atividades de operação e manutenção dos perímetros, assistência técnica e extensão rural aos produtores e de execução das obras de implantação e manutenção dos sistemas de drenagem.