Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Centro de recursos pesqueiros de Xique-Xique inicia atividades
conteúdo

Notícias

Centro de recursos pesqueiros de Xique-Xique inicia atividades

Ocorreu ontem (14) a primeira desova de peixes no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (CIRPA) de Xique-Xique (BA). A atividade marcou o início da operacionalização do centro, que passa a ser mais uma unidade da Codevasf para o desenvolvimento das ações relacionadas à revitalização, pesca e aquicultura no Médio São Francisco, no estado da Bahia.
publicado: 15/05/2009 16h43, última modificação: 01/11/2022 14h11

Ocorreu ontem (14) a primeira desova de peixes no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (CIRPA) de Xique-Xique (BA). A atividade marcou o início da operacionalização do centro, que passa a ser mais uma unidade da Codevasf para o desenvolvimento das ações relacionadas à revitalização, pesca e aquicultura no Médio São Francisco, no estado da Bahia.

A iniciativa foi possível graças ao intercambio com o Centro Integrado de Ceraíma, em Guanambi (BA), que atua há mais tempo executando ações relativas aos programas de pesca e aquicultura da Codevasf e vem acompanhando e prestando assistência na construção da unidade de Xique-Xique desde o início. Participaram da ação os engenheiros de pesca, Flávio Mizael e Charles Fabian, que fizeram a reprodução de curimatá e obtiveram 720 gramas de ovos, o que corresponde a cerca de 720 mil larvas de peixes.

Os Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Codevasf foram concebidos para servir de base para ações de revitalização focadas no desenvolvimento de pesquisas e tecnologia de produção, larvicultura e alevinagem de espécies nativas de peixes; produção de alevinos para repovoamento de mananciais; fiscalização; educação ambiental; capacitação; monitoramento da qualidade de água e gestão integrada dos recursos pesqueiros das bacias. Além disso, os centros são importantes para fomentar o desenvolvimento da aquicultura como fonte de geração de emprego e renda, prestando assistência a produtores e pescadores artesanais.

O CIRPA Xique-Xique realizará atividades específicas com relação ao funcionamento de estações e centros de pesquisa em aquicultura; ao aproveitamento de canais de perímetro de irrigação para piscicultura e à estruturação e implementação da criação intensiva de peixes em tanques-rede, em rios e em grandes reservatórios. O centro também estará envolvido com a dinamização de Arranjos Produtivos Locais em espaços sub-regionais, em parceria com o governo do Estado, prefeituras da região, Sebrae, colônias de pescadores, cooperativas de piscicultores e entidades da sociedade civil, visando ao desenvolvimento de atividades ambientais, de estruturação de projetos e de sustentabilidade da pesca e da aquicultura.