Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Centro de Tecnologia Apícola do Piauí será inaugurado hoje
conteúdo

Notícias

Centro de Tecnologia Apícola do Piauí será inaugurado hoje

Será inaugurado hoje (02/10), às 11 horas, o Centro de Tecnologia Apícola do Piauí – CENTAPI, na cidade de Picos. Trata-se de, um importante empreendimento para a estruturação do Arranjo Produtivo de Apicultura da região
publicado: 02/10/2009 09h46, última modificação: 01/11/2022 14h11

Será inaugurado hoje (02/10), às 11 horas, o Centro de Tecnologia Apícola do Piauí – CENTAPI, na cidade de Picos. Trata-se de, um importante empreendimento para a estruturação do Arranjo Produtivo de Apicultura da região. O evento culminará com a realização do "Cajufestmel”, festival de negócios associado ao caju e ao mel do Piauí que será realizado de 1º a 3 de outubro.

O Centro foi construído com recursos da Codevasf, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado e Federação das Entidades Apícolas do Piauí – FEAPI. O CENTAPI visa incrementar o desenvolvimento da apicultura no Estado do Piauí, através da implantação de um Centro Tecnológico, que buscará a melhoria da qualidade do mel e outros produtos da abelha, por meio da organização e introdução de técnicas modernas na produção, sistematização do beneficiamento (padronização) e de uma logística comercial eficiente e competitiva.

Além dos dirigentes da Codevasf, participarão da inauguração, o governador do Estado do Piauí, representantes do Ministério da Integração Nacional, do Ministério de Ciência e Tecnologia, presidente da Fundação Banco do Brasil, prefeito municipal de Picos, representantes do Sebrae, da FEAPI e de diversos parceiros e autoridades da região.

PRODUÇÃO

O município de Picos, localizado no Sudeste do Piauí, a 308 km da capital do estado, tem 70.450 habitantes e é o maior produtor de mel do país. Segundo dados de 2007, os mais recentes publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, o município produziu 446.502 kg de mel, 12,8% dos 3.483.109 kg produzidos neste mesmo ano pelo estado do Piauí, 3º maior estado produtor da federação e o 1° da região Nordeste.

O CENTAPI fará parte do complexo apícola em implantação no distrito industrial de Picos, que, além deste, é atualmente composto pela Central de Cooperativas Apícolas do Semi-árido – Casa Apis, agroindústria com capacidade para processar 2.000 toneladas de mel/ano, e que agrega mais de 10 Cooperativas em 34 Municípios dos estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, bem como está em implantação uma unidade incubadora de colméias que possibilitará aos pequenos apicultores um maior poder de aquisição das caixas apícolas, reduzindo custos e aumentando a capacidade produtiva individual nos apiários.

É meta também dos parceiros trazer para esse conglomerado de ações as instituições de ensino formando na região a Universidade do Mel, unindo teoria e prática na melhoria das condições de vida das milhares de famílias que tem a criação racional de abelhas como fonte de emprego e renda no estado do Piauí.

O mel produzido no município e região, entre outros destinos, é exportado para Europa e Estados Unidos. Sendo uma atividade economicamente viável, a exploração apícola na região também é socialmente justa, por gerar emprego e renda, e ambientalmente correta, visto que tem caráter preservacionista da vegetação, a qual fornece a matéria prima para o trabalho das abelhas, as flores.