Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Capacitação técnica
conteúdo

Notícias

Capacitação técnica

A Codevasf, através de convênio com a Desagro, capacita técnicos da empresa. O convênio tem como objetivo prestar um apoio às equipes de Assistência Territorial Rural nos perímetros irrigados Bom Jesus da Lapa, Petrolina e Juazeiro
publicado: 20/08/2008 16h58, última modificação: 01/11/2022 14h10

A Codevasf, através de convênio com a Fundação para o Desenvolvimento da Agronomia (Desagro), oferece curso de capacitação para os técnicos da empresa. O convênio tem como objetivo prestar um apoio às equipes de Assistência Territorial Rural (ATER) nos perímetros irrigados da Codevasf nas Superintendências Regionais, com sede em Bom Jesus da Lapa, Petrolina e Juazeiro, visando a melhoria da eficiência do sistema de irrigação e sobretudo a redução e melhor aproveitamento dos recursos hídricos.

A capacitação está sendo ministrada pela TSI Irrigação e contempla cerca de 15 técnicos, entre eles engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas que, através da PLANTEC, prestam serviços as Superintendências Regionais de Petrolina e Juazeiro. Urbano da Costa, instrutor do curso, afirma que o foco é a formação profissional. “O técnico passa por um processo de reciclagem, podendo se capacitar num espaço de tempo curto e com informações condensadas”, conta.

Segundo Joselito Menezes, coordenador dos serviços de ATER, a difusão da tecnologia será conduzida pela empresa através das equipes de ATER. “Serão realizados Dias de Campo, demonstrações práticas e palestras, e assim esperamos repassar para os agricultores as técnicas de manejo e irrigação e as práticas agrícolas adequadas, preservando assim os recursos hídricos e atenuando os impactos ambientais”, finaliza.

O curso proporciona aos técnicos participantes, além da reciclagem, uma maior confiança, de acordo com Carlos Militão, engenheiro agrônomo da PLANTEC. “O forte do curso está na praticidade, podemos aplicar no dia-a-dia o que vemos aqui, a partir do curso temos condições de diagnosticar os problemas no campo e melhor orientar o produtor quanto ao manejo correto da irrigação”, afirma.

Francisco Pereira, diretor técnico da Desagro, fala de suas expectativas acerca do convênio. “Espero que o processo de capacitação possibilite aos técnicos uma reciclagem de conhecimentos, bem como a aquisição de técnicas que permitam a eficiência no uso da água, e a redução dos seus custos”, conclui.

De acordo com Francisco, para a implementação do projeto foi realizada uma avaliação dos perímetros irrigados. "Foram analisados mais de setenta e nove lotes com diversos sistemas de irrigação nos perímetros Nilo Coelho, Bebedouro, Maria Tereza, Curaçá, Maniçoba, Mandacaru, Formosa, Barreiras Norte, Nupeba e Riacho Grande, por meio da seleção destes lotes representativos foi possível avaliar a eficiência da aplicação de água e o manejo da irrigação”, explica.