Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Aquicultura em Petrolina
conteúdo

Notícias

Aquicultura em Petrolina

Claude Boyd, uma das maiores autoridades científicas no mundo sobre qualidade de água para aquicultura, esteve no início deste mês no Perímetro de Irrigação Bebedouro para conhecer o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (Cirpa) da Codevasf em Petrolina (PE).
publicado: 10/08/2009 15h58, última modificação: 01/11/2022 14h11

Claude Boyd, uma das maiores autoridades científicas no mundo sobre qualidade de água para aquicultura, esteve no início deste mês no Perímetro de Irrigação Bebedouro para conhecer o Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura (Cirpa) da Codevasf em Petrolina (PE). A convite da Embrapa Semi-árido, o pesquisador norte-americano veio ministrar palestra sobre a produção de tilápia em tanques-rede no lago de Sobradinho, onde a Codevasf, por meio da superintendência em Juazeiro (BA), desenvolve essa atividade aquícola.

No Cirpa do Bebedouro, Boyd conheceu algumas espécies nativas da fauna pesqueira (ictiofauna) da bacia do Rio São Francisco como curimatã e pacamã e que são reproduzidas em cativeiro pela Codevasf. Na avaliação do chefe do Centro, Rozzanno Figueiredo, a passagem do pesquisador  pelo Vale legitima a piscicultura local. “Com essa visita do Boyd para conhecer a produção local e falar aos piscicultores sobre as boas práticas de manejo em tanques-rede, a piscicultura no sub-médio São Francisco é fortalecida e se consolida como uma atividade econômica viável para o Vale”, disse Rozzanno.

Ao ser indagado sobre a aptidão do Vale para o pescado, Boyd destacou o potencial hídrico da região proporcionado pelo rio São Francisco ao lembrar que o Brasil possui 12% da água doce disponível no planeta. O pesquisador também parabenizou o incentivo dado pelo governo brasileiro à atividade pesqueira por meio de uma pasta específica para o setor referindo-se à criação do Ministério da Aqüicultura e Pesca, que até 29 de julho de 2009 era uma secretaria especial da Presidência da República.

O professor Boyd, que leciona na Universidade de Auburn no Alabama (EUA), concluiu sua incursão pelo Brasil com um workshop na Embrapa Semi-árido sobre produção de tilápias em tanques-redes. Lá foram abordados temas como otimização do sistema de produção de tilápia em água salobra, melhoramento das atividades de pesquisa e extensão e a aplicação de Boas Práticas de Manejo (BPM's) no cultivo de tilápia no lago de Sobradinho.