Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Projeto de Lei inclui Ceará na área de atuação da Codevasf
conteúdo

Notícias

Projeto de Lei inclui Ceará na área de atuação da Codevasf

O Plenário do Senado Federal aprovou ontem, quarta-feira (16), o projeto de lei da Câmara (PLC 14/07) que inclui o Ceará na área de atuação da Codevasf. A autoria é do ex-deputado Roberto Pessoa (DEM/CE). A matéria agora vai à sanção do presidente da República.
publicado: 17/09/2009 11h36, última modificação: 01/11/2022 14h11

O Plenário do Senado Federal aprovou ontem, quarta-feira (16), o projeto de lei da Câmara (PLC 14/07) que inclui o Ceará na área de atuação da Codevasf. A autoria é do ex-deputado Roberto Pessoa (DEM/CE). A matéria agora vai à sanção do presidente da República.

Na justificativa do projeto, o vale do Parnaíba abrange, além dos estados do Piauí e Maranhão, uma porção do estado do Ceará correspondente a 6% da área ou 21 mil km2. Os municípios cearenses que compõem a Bacia Hidrográfica do Parnaíba são os seguintes: Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Carnaubal, Guaraciaba do Norte, Croatá, Poranga, Ararendá, Ipaporanga, Crateús, Quiterianópolis, Novo Oriente, Independência, Ipueiras, Tamboril, Granja, Tianguá e Viçosa do Ceará.

O projeto teve pareceres favoráveis aprovados na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de autoria dos senadores Antonio Carlos Junior (DEM-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE), respectivamente. As duas emendas, apresentadas pela CCJ, foram acatadas pela CCT.

Em seus pareceres, tanto Tasso Jereissati como Antonio Carlos Junior informaram que a região hidrográfica de Poti-Longá/Pirangi é a única do Ceará que drena suas águas para outro estado, que é o Piauí. Segundo os senadores, vários rios como o Poti, o Jaburu e o Lontra nascem no Ceará e, devido à topografia da região, correm para o Piauí. "Isso configura o rio Parnaíba como rio de domínio federal, ou seja, corpos d'água que são de interesse de mais de um estado da federação", argumentou Tasso. Os senadores informaram ainda que dos 184 municípios cearenses, 18 compõem a Bacia Hidrográfica do Parnaíba.

Já Antonio Carlos Junior destacou a importância do projeto, uma vez que a Codevasf tem proporcionado desenvolvimento econômico e social nas regiões onde atua, além de ser a grande responsável pelo aumento de sua produtividade agrícola. Para Tasso, a inclusão do Ceará contribuirá para o desenvolvimento de uma região de muita potencialidade, que é a porção cearense da bacia do rio Parnaíba, cujo pólo regional é a cidade de Crateús.

O projeto acrescentou ainda um parágrafo determinando que o órgão de representação da Codevasf no Ceará será instalado no município de Crateús.

Com informações da Agência Senado