Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Apoio aos ovinocaprinocultores em Pernambuco
conteúdo

Notícias

Apoio aos ovinocaprinocultores em Pernambuco

Para fortalecer e estimular a pecuária no Perímetro Irrigado Manga de Baixo, em Belém do São Francisco (PE), a Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina realizou curso de caprinos e ovinos, na associação de produtores do perímetro
publicado: 22/08/2008 16h01, última modificação: 01/11/2022 14h10

A ovinocaprinocultura é uma das atividades que tem grande importância econômica e estratégica na região do Sertão de Pernambuco. Para fortalecer e estimular a pecuária no Perímetro Irrigado Manga de Baixo, em Belém do São Francisco (PE), a Superintendência Regional da Codevasf em Petrolina realizou curso de caprinos e ovinos, na associação de produtores do perímetro.

Vinte e dois produtores reassentados participaram do curso com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semi-Árido) especialistas em manejo nutricional e alternativas alimentares para a ovinocaprinocultura em áreas irrigadas.

“A Codevasf está buscando, junto com os produtores reassentados do Sistema Itaparica e os profissionais da Assistência Técnica e Extensão Rural, alternativas que tragam sustentabilidade para o Perímetro Irrigado Manga de Baixo”, disse o gerente regional de Infra Estrutura de Irrigação da Codevasf 3ªSR, Luiz Manoel de Santana, acrescentando que a Companhia está estudando a viabilidade do fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs).

Pesquisas para implantação de alternativas da produção pecuária nas áreas irrigadas vêm sendo desenvolvidas pela Embrapa Semi-Árido na tentativa de suprir necessidades como diversificação de culturas, inserção da pecuária em áreas rejeitadas para agricultura de alto rendimento e em áreas de solos rejeitados para outras culturas. “O nosso objetivo é mostrar as alternativas adequadas para o desenvolvimento da atividade aqui na Região”, disse o pesquisador Tadeu Voltolini, da Embrapa Semi-Árido.

“Constatamos que existe viabilidade para a pecuária no Perímetro Manga de Baixo, por isso focamos o curso em sistema de produção animal, tendo os caprinos e ovinos como representantes de ruminantes”, disse a pesquisadora Salete Moraes, da Embrapa Semi-Árido.

“Considerando as alternativas pecuárias, teríamos o pastejo direto da criação de caprinos e ovinos para produção de carne ou leite e sub-produtos como pele e esterco - que seriam outras fontes de renda”, disse Tadeu Voltolini, acrescentando que a produção de volumosos como sementes e mudas seriam outras alternativas. “O cultivo do capim tífton para produção de feno ou mudas ou a alfafa, para produção de sementes e até mesmo para produção de feno, seriam alguns dos exemplos”, finalizou o pesquisador.

O agricultor Diassis Bernardino está há dezoito anos na atividade da ovinocaprinocultura no Perímetro Irrigado Manga de Baixo e considerou importante a iniciativa da Codevasf em oferecer o treinamento. “O que aprendi aqui vai me ajudar a melhorar o desempenho do meu rebanho. Percebi que com o manejo adequado posso aumentar e alimentar melhor meus animais no espaço que tenho”, destacou.