Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Apicultura em destaque no semi-árido
conteúdo

Notícias

Apicultura em destaque no semi-árido

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais (SPR), realiza mais um evento do Programa PRODUZIR de apicultura no semi-árido sergipano. A ação foi desenvolvida no município de Poço Redondo
publicado: 29/07/2008 14h28, última modificação: 01/11/2022 14h10

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria de Programas Regionais (SPR), realiza mais um evento do Programa PRODUZIR de apicultura no semi-árido sergipano. A ação foi desenvolvida no município de Poço Redondo, com a presença de mais de 150 produtores rurais, que nos próximos 10 meses estarão envolvidos diretamente no programa. A iniciativa, que conta com a atuação da Codevasf, tem foco no desenvolvimento da atividade apícola como um segmento econômico na região do Baixo São Francisco sergipano.


Além dos produtores rurais, estiveram presentes no evento todas as instituições que integram o Arranjo Produtivo Local (APL) de apicultura do Baixo São Francisco em Sergipe, a exemplo do Sebrae/SE, Fapise, Emdagro, Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Poço Redondo e Associações dos Apicultores. O trabalho foi conduzido pelo engenheiro agrônomo e coordenador do Programa PRODUZIR, no âmbito da SPR, Walber Santana.


O município de Poço Redondo é hoje um dos municípios em evidência no APL da Codevasf. Atualmente, são cerca de 30 famílias envolvidas diretamente e que em dois anos conseguiram sair de uma produção de menos de 100 kg de mel para mais de 3 toneladas por safra. “O APL ainda está em fase de consolidação. Por ser uma atividade anual, esperamos mais três anos para que se configure como um pólo apícola no semi-árido, com os investimentos da Codevasf e da SPR. A região já conta com casa de mel, veículos, consultores, máquina de sachê, entre outros e, agora, com mais um PRODUZIR a tendência é aumentar ainda mais a produção de mel e seus derivados dentro da cadeia produtiva”, comenta o coordenador do APL de apicultura, engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira.