Notícias
Apicultores sergipanos são informatizados
A Codevasf, em parceria com a Federação Apícola de Sergipe (Fapise) e Instituto Bioterra, está atuando na informatização dos apicultores envolvidos diretamente no Arranjo Produtivo Local (APL) de apicultura no Baixo São Franciso sergipano. A ação visa levar conhecimentos sobre informática aos produtores apícolas para que possam ter noção desse recurso e melhorem o controle de produção e comercialização.
A primeira turma conta com cerca de 30 participantes, na faixa etária de 16 a 50 anos. Apesar das diferenças no nível de conhecimento sobre o assunto e na escolaridade, o resultado tem sido positivo, segundo Karla Barreto, gerente do projeto pelo Instituto Bioterra. “Temos observado que todos têm curiosidade e interesse pela informática. Embora seja básica já podemos observar que muitos fazem planos para gerenciar a produção de sua comunidade”, conta.
No contexto do APL, a ação visa apenas tornar os apicultores informados sobre ferramentas gerenciais. A expectativa é de que pelo menos 20% dos capacitados possam assumir a gestão da produção e custo em sua atividade. “A informática é um recurso básico atualmente. Trabalhar com processos de gestão, controle de custos e receitas sem operar um computador é dificultar o sucesso do programa", acrescenta Ronaldo Pereira, coordenador do APL no Baixo São Francisco.
O projeto está apenas na primeira turma, mas já registra uma reserva de mais 30 apicultores para a segunda turma. Ao finalizar o programa, a Codevasf espera deixar em cada comunidade atendida pelo APL, no mínimo, um computador e uma impressora para que os produtores possam praticar tudo que foi aprendido e principalmente colocar em prática as aulas gerenciais com o excel.