Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Passeata em prol da Univasf
conteúdo

Notícias

Passeata em prol da Univasf

Uma passeata de apoio à implantação da Univasf na região de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Guanambi, na Bahia, reuniu cerca de 6 mil pessoas, entre estudantes, artistas, professores e representantes de movimentos civis.
publicado: 26/09/2006 11h38, última modificação: 01/11/2022 14h09

Cerca de 6 mil estudantes foram às ruas de Bom Jesus da Lapa para manifestar apoio à implantação da Univasf na região. Segundo cálculos da Polícia Militar, essa foi uma das maiores passeatas da história da cidade. Além de alunos de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental, médio e superior, a manifestação contou com a participação de artistas, professores, trabalhadores e representantes de movimentos civis, que organizaram o movimento.

Os manifestantes concentraram-se na praça principal da cidade. De lá, saíram pelas principais ruas do centro, em direção à sede da Superintendência da Codevasf. Os participantes manifestaram o apoio e respaldo para o trabalho da Companhia no sentido de induzir e trabalhar para a implantação do campus da Univasf na região de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Guanambi. Populares que assistiam ao movimento apoiaram a manifestação.

Os participantes da passeata reforçaram a necessidade do ensino superior na região, dada a carência de formação de capital humano e social para o desenvolvimento das cidades do Médio São Francisco, o que gera distorções de qualificação técnica da população, desenvolvimento de pesquisas e na transformação qualitativa da educação e cultura das sociedades envolvidas.

O superintendente regional, Luiz Geraldo Sciam Bastos e o diretor de Revitalização das Bacias Hidrográficas, Jonas Paulo, estiveram presentes ao ato e apresentaram o trabalho que a Codevasf já desenvolveu para a implantação da Univasf na região, principalmente os contatos iniciais com a Reitoria da Universidade, com as lideranças políticas da base de apoio, a formação do Grupo de Trabalho, o qual é o responsável pelos trabalhos de acompanhamento da sociedade no processo de implantação e a contratação da FAPEX/UFBA, para os estudos de viabilidade, prospecção socioeconômica e apresentação dos trabalhos e requerimento ao Ministério da Educação.