Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2006 > Avanço na produção de biodiesel na Bahia
conteúdo

Notícias

Avanço na produção de biodiesel na Bahia

O superintendente de Bom Jesus da Lapa (BA), Jonas Paulo, visitou as instalações da Renobras – Ceralit, juntamente com o prefeitos de Irecê e Lapão, Joacy e Hermenilson, na cidade paulista de Campinas/SP.
publicado: 07/04/2006 12h00, última modificação: 01/11/2022 14h09

O superintendente de Bom Jesus da Lapa (BA), Jonas Paulo, visitou as instalações da Renobras – Ceralit, juntamente com o prefeitos de Irecê e Lapão, Joacy e Hermenilson, na cidade paulista de Campinas/SP.

A Ceralit produz Biodiesel para seu principal fornecedor, a Petrobras, por meio de diversos processos químicos, mas, principalmente o proveniente do esmagamento da Mamona, tendo como principal mercado fornecedor a região baiana de Irecê. A Ceralit participou dos últimos leilões da ANP, para fabricação e fornecimento do Biodiesel e tem capacidade instalada para a produção de 50.000.000 lts/dia.

Como resultado da visita, a Ceralit demonstrou interesse em participar do processo de apoio à estruturação da Unidade de Esmagamento de Mamona em Lapão, oferecendo tecnologia e estrutura de gerenciamento à Unidade, cuja edificação já está em fase conclusiva.

 A Unidade de Esmagamento está sendo construída com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial – SDT, do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, por meio do Grupo Gestor do Território de Irecê, do qual a Codevasf é integrada. Também faz parte do Complexo a construção da Unidade de Produção de Biodiesel na região, cujos recursos para os equipamentos (R$ 500 mil) já foram liberados pelo Ministério da Integração e a construção do galpão(R$ 240 mil) está contratada pelo MDA.

A estruturação do Programa conta ainda com a participação da DAGRIS francesa, que, juntamente com a Codevasf, é responsável pela organização dos produtores, na estrutura de agricultura familiar, para a produção das oleaginosas, sendo importante a parceria da CERALIT que detém o know-how da produção do Biodiesel.