Notícias
500 mil peixes no São Francisco na festa de Bom Jesus de Penedo
Durante as comemorações da festa do Bom Jesus dos Navegantes de Penedo, a Codevasf colocou 500 mil peixes jovens no rio São Francisco. As espécies utilizadas foram dourado, curimatã-pacu e matrinchã, com tamanho médio de 10 cm. Todas são nativas da bacia do rio São Francisco e ameaçadas de extinção.
A iniciativa, sob a coordenação do superintendente da Codevasf em Penedo, Antônio Nelson de Azevedo, faz parte do Programa de Revitalização do São Francisco. A ação vem sendo praticada pela Companhia há 11 anos com o objetivo de ajudar na recuperação das espécies em extinção, buscando incrementar a economia pesqueira da região que encontra-se em declínio.
A pesca, outrora abundante no Baixo São Francisco, hoje já não dá mais sustentabilidade às famílias ribeirinhas que dela vivem, principalmente em decorrência das barragens construídas ao longo do rio para a geração de energia elétrica que vêm impedindo a ocorrência de enchentes e, com isso, a desova de peixes que necessitam migrar para a reprodução.
Além de pescadores e da população ribeirinha, compareceram ao evento o prefeito e a secretária de cultura de Penedo, respectivamente Marcius Beltrão e Quitéria Menezes, o Batalhão de Polícia Ambiental, representantes da Igreja Católica, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do Corpo de Bombeiros.