Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2005 > Educação ambiental nas escolas
conteúdo

Notícias

Educação ambiental nas escolas

A Superintendência da Codevasf em Sergipe está realizando eventos educativos em escolas da capital e do interior nos meses de março e abril. A finalidade é conscientizar as crianças sobre a importância da mudança de hábitos de consumo de água para evitar o desperdício.
publicado: 18/03/2005 11h00, última modificação: 01/11/2022 14h04

A Superintendência da Codevasf em Sergipe está realizando eventos educativos em escolas da capital e do interior nos meses de março e abril. A finalidade é conscientizar as crianças sobre a importância da mudança de hábitos de consumo de água para evitar o desperdício.

Pesquisa do Ibope/WWW-Brasil aponta que 88% dos brasileiros acreditam que o país irá enfrentar problemas de abastecimento de água a médio e longo prazos, em razão da forma como é utilizada. Entre os jovens, este número cresce para 94%.

A idéia é ensinar utilizando a arte. Com músicas, ilustrações, coreografias de dança, oficinas artísticas e artesanais, expressão corporal e teatro, conceitos básicos são passados para os alunos que participam ativamente dos eventos.

Segundo o superintendente em Sergipe, Paulo Viana, a empresa tem enriquecido o leque de contribuições ao estado, criando novas perspectivas para desenvolvimento da região do baixo São Francisco. “A sustentabilidade das ações e empreendimentos  que busca desenvolver requer a educação das comunidades para o bom uso dos recursos naturais da bacia”, disse.

Em Capela (SE), no dia 8, foi realizada a “Oficina Água Doce”, com 180 crianças de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e com a participação de educadores que observaram a experiência. No dia 10, aconteceu “Uma Aulinha Sobre a Água”, com 130 alunos de 2 a 6 anos, na capital. As crianças participaram do momento lúdico-educativo, mencionando a falta d’água que já acontece em suas residências e comprometendo-se a se tornarem “amigos da água”.

Segundo a pedagoga Graça Melo, responsável por projetos ambientais com foco na arte, essas ações contribuem para a construção de um mundo melhor, por meio da educação das crianças. “É muito mais fácil educar as crianças e jovens de hoje do que reeducar os adultos, no sentido de adotarem comportamentos ecologicamente corretos. A arte educa com naturalidade e é recurso muito apreciado pelas crianças”, completa.

Estão programados, ainda, dois eventos na bacia: em Brejo Grande, no dia 21 (caminhada ecológica, peixamento, bate-papo sobre a foz do São Francisco e plantio simbólico) e no dia 23, em Capela (caminhada de sensibilização e mobilização pela vida da Mata do Junco e distribuição de mudas). No Dia Mundial da Água, 22 de março, a Codevasf participa da “Paradinha Amigos da Água”, com alunos da educação infantil.