Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > I Salão de Flores Tropicais na Fenagri
conteúdo

Notícias

I Salão de Flores Tropicais na Fenagri

Os projetos de exportação de flores exóticas para os mercados europeus e americanos serão apresentados no primeiro Salão Nacional de Flores Tropicais durante a FENAGRI/2004, Feira Nacional de Agricultura Irrigada, de 10 a 13 de novembro no Centro de Convenções de Petrolina-PE.
publicado: 03/11/2004 08h00, última modificação: 01/11/2022 14h00

Os projetos de exportação de flores exóticas para os mercados europeus e americanos serão apresentados no primeiro Salão Nacional de Flores Tropicais durante a FENAGRI/2004, Feira Nacional de Agricultura Irrigada, de 10 a 13 de novembro no Centro de Convenções de Petrolina-PE.

O salão será promovido pela Associação de Produtores de Flores do Vale do São Francisco, Florexport, e vai apresentar ao público variedades de flores produzidas na região como alpinias, heliocônias e zinzinber, naturais da Amazônia.

Com o intuito de estimular a prática e utilização de flores como adereço e ornamento decorativo, o salão de flores promoverá um curso de confecção de arranjos domésticos e decoração de ambientes com a designer Léo Mendes.

As inscrições são gratuitas e para participar os interessados precisam levar apenas 1 kg de alimento não perecível. O Vale do São Francisco produz flores a mais de oito anos, contudo, só agora seus produtores conseguiram iniciar um processo em larga escala necessário para a exportação.

De acordo com o presidente da Florexport Armando Malul, a região possui 25 hectares em produção e mais 25 em implantação para o próximo ano e a intermediação da comercialização externa desses produtos será realizada pela Veling, leilão de flores temperadas e tropicais, com sede na cidade Holambra-SP.

As flores passam por um manuseio especial, para saírem do país, devido a rigidez das regras para exportação. Inicialmente elas ficam imersas durante três horas em água com hidrocloreto de sódio, depois são lavadas para retirar o excesso de cloro, embaladas dentro de redes protetoras e envolvidas em papel manteiga.

Todo esse procedimento garante que o produto não carregue insetos, caso contrário o material é destruído. Para o coordenador geral da feira, Alberto Galvão, a presença da Florexpoprt na FENAGRI/2004 vai proporcionar à associação uma oportunidade única de contato com empresários do mundo inteiro. “A divulgação do produto é muito importante para os produtores, além disso, há troca de informações e de técnicas para produção em larga escala”, enfatiza Galvão.

Além do Salão de Flores, a FENAGRI/2004 tem uma ampla programação que inclui o Fórum Internacional de Agricultura Irrigada, onde serão debatidos temas como cultivos alternativos para áreas irrigadas do Nordeste brasileiro, Biofábrica Moscamed Brasil- sustentabilidade da fruticultura brasileira, expansão da vitivinicultura no Vale do São Francisco, modernização da aduana, aeroporto como promotor de desenvolvimento de centros urbanos, perspectivas do mercado asiático para frutas frescas, entre outros.

Também acontecem outras atividades como Rodada de Negócios, minicursos e visitas técnicas. Para participar os interessados poderão encontrar maiores informações no site oficial do evento www.fenagri.com.br ou através do telefone 87-3862-1892.