Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CODEVASF REINICIA OBRAS DA BARRAGEM SÃO GREGÓRIO
conteúdo

Notícias

CODEVASF REINICIA OBRAS DA BARRAGEM SÃO GREGÓRIO

publicado: 05/10/2004 16h50, última modificação: 01/11/2022 14h00

As obras da barragem de São Gregório, localizada nos municípios de Campo Azul e Ponto Chique serão reiniciadas nos próximos dias. A informação é do superintendente regional da Codevasf em Minas Gerais, Anderson de Vasconcelos Chaves. Para a conclusão das obras - que estão paradas há dois anos - foram liberados R$2,4milhões.

A barragem vai acumular 10,6 milhões de metros cúbicos de água, numa área inundada de 130 hectares. Do projeto, 70% já estão prontos, restando a conclusão do maciço de terra, enrocamento, plantio de grama e montagem final da descarga de fundo. Segundo o chefe da Divisão de Obras da CODEVASF em Montes Claros, Sidenísio Oliveira, o prazo para a conclusão dos serviços, tão logo sejam reiniciados, deve ser de quatro a cinco meses. Ou seja, a barragem deve ficar concluída até fevereiro/março de 2005.

A finalidade principal da barragem é perenizar o rio São Gregório, que seca no período da seca, causando sérios problemas aos proprietários rurais que dependem de sua água para abastecimento humano e dos rebanhos. Com a barragem, vai ser possível também incrementar a agricultura familiar através de pequenas irrigações.