Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > UNIVERSIDADE FEDERAL INAUGURA USINA-ESCOLA
conteúdo

Notícias

UNIVERSIDADE FEDERAL INAUGURA USINA-ESCOLA

publicado: 29/09/2004 10h40, última modificação: 01/11/2022 14h00

Do jornal Meio Norte (PI)

Biodiesel/A inauguração da Usina Escola de Biodiesel coloca o Estado como um dos pioneiros neste setor, que promete ser um dos mais vantajosos já a partir do próximo ano, quando o governo começa a misturá-lo ao óleo diesel comum.

A mistura vai gerar uma demanda de 800 milhões de litros de biodiesel em todo o Brasil Karynne Katiuzia Da Editoria de Cidades Depois de três meses em fase experimental, a Usina-Escola de Biodiesel, senador Alberto Silva, da Universidade Federal do Piauí, foi inaugurada ontem em Teresina.

 O projeto recebe o nome de seu idealizador, que apresentou a possibilidade de fabricação de combustível a partir do óleo de mamona ou outro óleo de origem animal e vegetal. A inauguração teve a presença do governador, Wellington Dias, do reitor da UFPI, Pedro Leopoldino, além de pesquisadores, professores e reprentantes do setor de combustíveis.

O biodiesel, que vem se confirmando como uma realidade benéfica para o meio ambiente, pois reduz de forma significativa a poluição do ar, também representa um incremento para a geração de emprego no meio rural e um estímulo para a pesquisa. Com a inauguração desta usina-escola, o Piauí se destaca como um dos pioneiros no Nordeste, pois atualmente há apenas uma pequena unidade no Estado da Bahia.

Apesar da idéia inicial ter sido o uso da mamona, não está sendo possível a utilização deste material, porque não há produção suficiente para a extração do óleo. “Neste primeiro momento estamos usando óleo de soja e podemos utilizar qualquer outro óleo de origem anima e vegetal. Nossa intenção é termos um extrator de óleo aqui mesmo e investir na produção de mamona para termos o nosso próprio óleo”, explica o coordenador do Lapetro e da Usina-Escola, José Ribeiro.

O coordenador explica que o biodiesel é um combustível derivado de óleos vegetais e álcool e apresenta como vantagem, em relação ao óleo diesel, a redução na quantidade de fumaça expelida pelos carros, consequentemente, diminuindo a poluição do ar.

Notícias relacionadas