Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > PROJETO DE FRUTEIRAS CHEGA A SANTA ROSA
conteúdo

Notícias

PROJETO DE FRUTEIRAS CHEGA A SANTA ROSA

publicado: 18/08/2004 13h15, última modificação: 01/11/2022 14h00

Do Diário do Povo - PI

A Embrapa está implantando no município de Santa Rosa do Piauí um projeto para instalação e manutenção de unidades de produção de fruteiras no Projeto Piloto Santa Rosa, idealizado pela Codevasf.

Os recursos para a implantação e manutenção do projeto são da ordem de R$ 1,5 milhão e de acordo com o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Valdemício Ferreira de Sousa, ainda em agosto deverão ser liberados os R$ 145 mil a serem investidos até o final desse ano.

O Projeto Piloto de Fruticultura Irrigada prevê a implantação de pomares de manga, maracujá, limão taiti e manutenção das áreas plantadas com uva e caju anão precoce no projeto de Irrigação Comunitária de Santa Rosa do Piauí. Estas ações da Embrapa e da Codevasf beneficiarão, inicialmente, 20 famílias.

Serão plantados, até o final de 2005, 40 hectares com fruteiras, sendo que este ano serão implantados pomares em 15 hectares e em 2005, os outros 25 hectares. Além da implantação dos pomares, será instalado no local uma estação meteorológica automática, que subsidiará o plano de manejo da irrigação capaz de atender a demanda hídrica das culturas a partir de informações agroclimáticas obtidas pela estação me-tereológica.

Nos dias 11 e 12 de agosto uma equipe formada pelo chefe-geral da Embrapa Meio-Norte e pelos pesquisadores Carlos Antonio, Hum-berto Umbelino e Luís Fernan-do Carvalho visitaram o local com o objetivo de conhecer o projeto e preparar as atividades de pesquisa a serem desenvolvidas até o final desse ano. Os projetos implantados nas regiões mais pobres do Estado estão viabilizando economias agrícolas.