Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2004 > CODEVASF IMPLANTOU 3.600M DE ADUTORAS PARA ABASTECER COMUNIDADES NO PIAUÍ
conteúdo

Notícias

CODEVASF IMPLANTOU 3.600M DE ADUTORAS PARA ABASTECER COMUNIDADES NO PIAUÍ

publicado: 19/07/2004 18h05, última modificação: 01/11/2022 14h01

Meio Norte - Teresina - PI - Economia Local - 20.07.04

Utilizando a água, a Codevasf implantou, este ano, 3.600m de adutora com quatro reservatórios de 10 mil litros, além de um chafariz, utilizado para abastecer as comunidades vizinhas. Também foram instalados 2.450m de rede de energia elétrica rural. Em 20 hectares irrigados, já estão sendo colhidos abóbora, batata doce, feijão, melancia e banana.

Hoje, começa o plantio de duas modalidades de uva: a italia e benitak. Responsável pela implantação da fruticultura irrigada no Vale do São Francisco, a Codevasf inicia o trabalho no Vale do Parnaíba através de projetos de pesquisa, como o de Marrecas. Os produtores selecionados pela própria associação estão aprendendo técnicas de plantio de uva. A colheita é uma das mais rentáveis da fruticultura irrigada. Gera até cinco empregos por hectares e tem mercado certo.

A Codevasf oferece assistência técnica e, no próximo mês, um grupo de produtores de Marrecas vai aprender com a experiência de Petrolina (PE). Eles passarão por treinamento no perímetro irrigado Nilo Coelho. A região é responsável pela produção de 98% da uva exportada pelo Brasil. Até o próximo ano, a Codevasf vai domar mais três poços jorrantes existentes na região, cuja água será suficiente para irrigar toda a área prevista.

O assentamento Marrecas está localizado numa área de 10.560 hectares e a única fonte de renda da população era a criação de caprinos e ovinos. O projeto-piloto de Marrecas é o segundo que a Codevasf implanta no Vale do Parnaíba. No ano passado, começou o plantio de uva na cidade de Santa Rosa.