conteúdo

Aquicultura e pesca

por Codevasf publicado 30/08/2023 18h29, última modificação 30/08/2023 18h29

As bacias na área de atuação da Codevasf estão se tornando uma das mais promissoras regiões produtoras de pescado do mundo. A criação de peixes em viveiros escavados em terra já ocupa milhares de hectares e o cultivo intensivo de peixes em tanques-rede em grandes reservatórios é responsável pelo vertiginoso crescimento da produção de pescado na região.

Os grandes reservatórios e açudes construídos nas bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim e Araguaia-Tocantins, com cerca de 1,6 milhão de hectares inundados, têm destaque na aquicultura em tanques-rede. Os níveis de produção são expressivos e atraem cada vez mais empreendedores para essas regiões.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 3.644 municípios, a produção de pescado na bacia do rio São Francisco é elevada. Os municípios de Glória (BA), Morada Nova de Minas (MG) e Petrolândia (PE) estão entre os maiores produtores de tilápia do Brasil. Isso demonstra a importância da aquicultura para a geração de emprego e renda.

Atualmente, grandes polos de produção de pescado se destacam na área de atuação da Codevasf:

  • Reservatório de Três Marias, em Minas Gerais
  • Região de Barreiras, no oeste da Bahia
  • Reservatórios de Itaparica, Moxotó e Xingó, na Bahia e Pernambuco
  • Região do Baixo São Francisco, em Sergipe e Alagoas
  • Região do Território dos Cocais e Planície Litorânea do Parnaíba, no Piauí
  • Região dos Cocais e Cerrado, no Maranhão

A Companhia tem desempenhado papel decisivo no desenvolvimento dessa atividade, com implantação de projetos-pilotos, transferência de tecnologias, fornecimento de tanques-rede, ração e alevinos selecionados para os primeiros ciclos de produção e capacitação de produtores.

A empresa também apoia a pesca artesanal. No litoral do Piauí, a Associação de Marisqueiras e Filetadeiras de Luís Correia recebeu prédio, equipamento e utensílios para processamento de mariscos e veículo para o transporte da produção. No Maranhão, a Associação de Pescadores e Catadores de Caranguejo de Araioses foi beneficiada com instalações e equipamentos para o beneficiamento de caranguejo-uçá do Delta do Parnaíba.

Com isso, a atividade de aquicultura e pesca se consolida como uma importante alternativa de trabalho e renda e contribui para o desenvolvimento regional e a manutenção da população rural em sua região.