Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos Públicos de Irrigação (BIP) > 30ª Edição > Fique por dentro! Projeto de Irrigação Maniçoba implantará usina fotovoltaica
conteúdo

Fique por dentro! Projeto de Irrigação Maniçoba implantará usina fotovoltaica

por Fernando Néto publicado 08/03/2023 15h53, última modificação 17/08/2023 18h37

Em outubro o Distrito de Irrigação de Maniçoba assinou contrato para financiamento de uma usina fotovoltaica que irá fornecer energia para a operação da infraestrutura de irrigação. A ação irá beneficiar os 293 produtores do projeto que terão redução do custo de energia.

A potência instalada será de 4,6 MWp gerando em média 9.3MWh por ano. Esse valor é compatível com o histórico de consumo de energia registrado no período de 2017 a 2021 da Estação de Bombeamento 01 do projeto Maniçoba, ou seja, a usina proposta deverá atender a toda demanda de consumo da EB-01 e o excedente de energia poderá ser usado nas EB-02 e EB-03.

O investimento total será de aproximadamente R$ 24,9 milhões, com financiamento do Banco do Nordeste (BNB) e quitação em 5 anos.

Atualmente o custo de energia elétrica representa 35% das despesas de administração operação e manutenção do projeto de irrigação e a estimativa é que com a usina, em dez anos, esse custo fique próximo a zero!