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Cacau do Cerrado: um produto diferenciado para agregação de valor

por Fernando Néto publicado 08/03/2023 15h19, última modificação 17/08/2023 18h37

Valéria R. Lopes

Cacau do Cerrado.jpgA diferenciação de produtos agrícolas é um dos fatores mais importantes para agregar valor e garantir o sucesso na comercialização, fugindo da flutuação de preços tão comum nas commodities. Com foco nesse princípio o grupo Schmidt resolveu investir na diversificação de culturas com o cultivo de cacau a pleno sol no projeto de irrigação Nupeba, em Riachão das Neves, Bahia.

O plantio das novas culturas teve início em 2018 e teve como objetivo diversificar as atividades da empresa que produzia grãos e algodão e optou pela fruticultura, começando com a introdução da banana e posteriormente o cacau.

A ideia era aproveitar o sombreamento da banana para produzir o cacau, mas no desenvolvimento inicial das mudas verificou-se que a pleno sol o desempenho das plantas era melhor. Além da falta de tecnologia adequada na região, que não é uma região tradicional na produção da cultura, a empresa esbarrou na dificuldade de obtenção de mudas de qualidade, o que levou a produção das suas próprias mudas. Essa iniciativa também teve sucesso e hoje a empresa já fornece mudas para outros produtores da região e atende diferentes estados (GO, PA, MG, CE e BA).

Cacau do Cerrado - Stand com produtos.jpgA produtividade do cacau irrigado a pleno sol mostrou ser 15% superior à média nacional, além da produção de um cacau com aroma e sabor diferenciados, tornando-se único no mercado. Essa característica única motivou a empresa a produzir cacau fino, além da produção de amêndoas para indústria.

Atualmente 10 a 15% da produção é destinada ao cacau fino, sendo o restante vendido como commodities. A empresa produz ainda o melado de cacau (também chamado de mel de cacau), os nibs (amêndoas torradas) e até a cachaça de cacau.

De acordo com o diretor da empresa, Moisés Schmidt, o mercado é promissor, pois o Brasil tem déficit de aproximadamente 70 mil toneladas de cacau ao ano. Ademais, o consumo de cacau cresce em média de 6 a 6,5% ao ano na Ásia e 3% na América e Europa, evidenciando a demanda crescente por esse produto.

Além disso, a variedade de produtos comercializados permite que a empresa sofra menos com as flutuações de preço do mercado e garanta maior margem de lucro devido a comercialização do produto final ao invés da matéria prima.