Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos Públicos de Irrigação (BIP) > 30ª Edição > Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no PPI Jacaré-Curituba
conteúdo

Ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no PPI Jacaré-Curituba

por Fernando Néto publicado 08/03/2023 14h52, última modificação 17/08/2023 18h37

Alberto do Nascimento Silva
Flávia C. D. Resende

O Projeto Público de Irrigação (PPI) Jacaré-Curituba, localizado nos municípios de Poço Redondo e Canindé do São Francisco (SE), possui área irrigável de 1.857 ha, ocupada atualmente por 686 famílias assentadas. Em 2021, o valor bruto de produção (VBP) do PPI foi de R$ 11.828.455,89 (CODEVASF, 2022). Dentre as culturas cultivadas, destacaram-se: quiabo (36% do VBP), mandioca (18% do VBP), acerola (16% do VBP), goiaba (10% do VBP), milho verde (10% do VBP) e batata doce (5% do VBP) dentre outras espécies/culturas. Além da agricultura, a atividade de pecuária de leite desenvolvida no PPI foi responsável por um VBP de R$ 1.925.375. 

Concebido inicialmente pelo Governo de Sergipe, o PPI foi transferido ulterior para gestão da Codevasf que posteriormente virá ser administrado num sistema de cogestão com uma Organização de Produtores, no arranjo público/privado. Com o intuito em promover o desenvolvimento social, local e regional na perspectiva em garantir o acesso aos direitos e cumprimento de deveres correlatos aos agricultores/irrigantes do projeto público Jacaré-Curituba, a Codevasf contratou equipe de ATER, com finalidade em assistir aos agricultores e suas variadas culturas produtivas, principalmente no que cerne a produção em escala e a comercialização. 

Atualmente a equipe é composta por cinco profissionais, sendo três Técnicos Agrícolas, um Técnico em Agroindústria e um Assistente Social. Dentre as atividades que são realizadas estão: visitas técnicas aos produtores para orientação de adubação (foliar, química e orgânica), poda, tratos culturais, levantamento de produção, coleta de solo para análise laboratorial, técnicas de produção de mudas, produção de húmus e capacitação técnica. Além das atividades de orientação produtiva, a equipe de ATER também orienta o processamento artesanal de leite, acerola, goiaba e pimenta; realiza visitas domiciliares para averiguação socioeconômica, orientação e encaminhamento previdenciário, bem como realiza a coleta de dados para elaboração do diagnóstico sócio situacional do projeto. 

Figura 1: Visita técnica ao produtor para orientação sobre o manejo de pragas e doenças. Fonte - CODEVASF-DIJAC

Figura 1: Visita técnica ao produtor para orientação sobre o manejo de pragas e doenças
Fonte: Codevasf/DIJAC

Adicionalmente, a equipe de ATER teve papel fundamental na formação da organização social dos produtores e consequentemente na constituição do Distrito de Irrigação Jacaré-Curituba (DIJAC) (Figura 2).

Figura 2: Sucessivas reuniões para elaboração do estatuto social do DIJAC. Fonte Codevasf-DIJAC

Figura 2: Sucessivas reuniões para elaboração do estatuto social do DIJAC
Fonte: Codevasf/DIJAC

Portanto, percebe-se que a disponibilização de ATER para as famílias do PPI Jacaré-Curituba tem contribuído não apenas para o processo produtivo, de agregação do valor e redução de perdas dos produtos por meio do processamento como contribuiu significativamente para a melhoria no processo sócio organizacional.

Referências

COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO DOS VALES DO SÃO FRANCISCO E PARNAÍBA. Jacaré-Curituba, 2022. Disponível em: https://www.codevasf.gov.br/linhas-de-negocios/agricultura-irrigada/projetos-publicos-de-irrigacao/em-producao/sergipe/jacare-curituba-se. Acesso em: 02 de fev. de 2023.