Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos Públicos de Irrigação (BIP) > 29ª Edição > Uso de remineralizadores como fonte alternativa aos fertilizantes no projeto Gorutuba
conteúdo

Uso de remineralizadores como fonte alternativa aos fertilizantes no projeto Gorutuba

por Valeria Rosa Lopes publicado 21/10/2022 10h32, última modificação 17/08/2023 18h38

Fernanda Saab

Os fertilizantes, principais insumos da agricultura, vem sofrendo aumentos nos preços desde 2021 e com o início da guerra entre a Rússia e Ucrânia, os preços dispararam impactando o setor agrícola nacional.

O Brasil é o quarto maior consumidor e o maior importador mundial de fertilizantes e, segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA, 2022), o país importa 85% dos fertilizantes utilizados no país sendo a Rússia responsável por 23% dessas importações.

Essa alta de preços tem impactado os produtores do país devido ao aumento dos custos de produção que tem provocado uma redução na margem do faturamento e o aumento nos preços dos alimentos ofertados aos consumidores.

Essa situação tem forçado os produtores a buscar fontes e formas alternativas de produção nacional para melhorar a fertilidade dos solos e a nutrição das plantas, auxiliando não só na redução dos custos de produção como também na redução da dependência externa desses insumos, minimizando os impactos das crises externas na atividade agrícola nacional.

Os remineralizadores1 são rochas silicatadas trituradas que incorporadas aos solos melhoram suas propriedades químicas, físicas e biológicas, revitalizando os mesmos de forma mais natural e equilibrada, reduzindo a necessidade de utilização de fertilizantes convencionais. Atualmente, no Brasil existem aproximadamente 30 produtos registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento com essa finalidade.

Uma iniciativa recente de busca de alternativas ao uso de fertilizantes foi observada no Projeto de Irrigação Gorutuba, que está introduzindo a utilização de remineralizadores em áreas empresariais de produção de banana.

Segundo o Gustavo Lage, proprietário da área do Projeto Gorutuba, o remineralizador está sendo utilizado em 140 ha com plantio de banana e a expectativa é reduzir entre 20 e 50% a utilização de fertilizantes convencionais.

Os remineralizadores são adquiridos em sacos de uma tonelada, fracionados e misturados nas quantidades definidas, com base nas necessidades nutricionais das culturas e nas analises de solo, sendo feito então um mix que é distribuído manualmente a lanço nas áreas de cultivo.

Para aumentar a taxa de liberação de nutrientes, são utilizados microrganismos solubilizadores de minerais como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, etc, que são comercializados por empresas especializadas para a produção de fertilizantes biológicos.

A produção on farm desses microrganismos é realizada em biorreatores através da mistura dos microrganismos adquiridos com engaço da banana, esterco de gado e água. Após o período de multiplicação de 48 horas, o chorume produzido, rico em bactérias, é recolhido e aplicado via irrigação juntamente com micronutrientes cuja necessidade é identificada de acordo com as análises do solo e foliar.

O aumento da atividade microbiana na área com banana também está favorecendo a decomposição mais rápida das folhas e restos de cultivos da banana, melhorando a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL PARA DIFUSÃO DE ADUBOS (ANDA) Relatório sobre o mercado de fertilizantes - janeiro a julho de 2022. 1p. 2022. Disponível em <http://anda.org.br/pesquisa_setorial/>. Acesso em 17 de outubro de 2022.

Os remineralizadores estão regulamentos pela Lei 12.890/2013 e pelas Instruções Normativas 05 e 06/2016 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além de constar do Plano Nacional de Fertilizantes que é o planejamento do setor de fertilizantes até 2050.