Você está aqui: Página Inicial > Linhas de Negócios > Agricultura Irrigada > Projetos Públicos de Irrigação > Boletim Informativo dos Projetos Públicos de Irrigação (BIP) > 29ª Edição > Produção de mel no Projeto de Irrigação Nilo Coelho possibilita mais fonte de renda aos produtores rurais de Petrolina-PE
conteúdo

Produção de mel no Projeto de Irrigação Nilo Coelho possibilita mais fonte de renda aos produtores rurais de Petrolina-PE

por Valeria Rosa Lopes publicado 21/10/2022 10h32, última modificação 17/08/2023 18h38

Fernanda Viotti

No Projeto Público Irrigado Senador Nilo Coelho (PPISNC), a Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (ASCAMP), situada no Núcleo Habitacional 7 (N7), há 16 anos vem oportunizando mais uma fonte de renda aos agricultores do Projeto e regiões circunvizinhas, através da produção de mel.

A Ascamp atualmente é composta por 37 sócios que têm se dedicado à essa produção e abastecido aos mercados e instituições governamentais do município de Petrolina-PE. Segundo o vice-presidente da Associação, Natalício Luiz de Sá, a estimativa de produção para o ano de 2022 é de 20 mil kg de mel.

image_6483441.JPGFigura 1: Envasamento de mel no Projeto Nilo Coelho
Fonte: Ascamp 2022

“O nosso mel é certificado pela Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (ADAGRO), é um produto que passa por análise. Atender aos mercados do nosso município é uma satisfação, embora ainda encontremos algumas burocracias, essa atividade tem sido uma grande ajuda para nossa renda familiar, estamos contentes com a produção”, pontua Natalício.

A extração do mel é feita de maneira cautelosa, seguindo os padrões estabelecidos pelos órgãos de fiscalização sanitária, sendo levado do apiário para a Casa do Mel, onde é realizado todo o processo até ficar oronto para comercialização.

Segundo o gerente executivo do DINC, Paulo Sales, o desenvolvimento de atividades complementares como a apicultura é de relevante importância tanto para o PPI Nilo Coelho, como também para outros arranjos de irrigação públicos.

“Essa produção deve ser estimulada, primeiro porque se converte em uma fonte de renda alternativa para os agricultores e segundo porque a atividade apícola contribui para a polinização das fruteiras dentro do projeto, etapa importante do ciclo fenológico das plantas e, portanto da produção agrícola, por fim, em função da contribuição para o aumento de oferta de produção de mel em nosso estado, que atualmente participa, apenas, com cerca de 1,5% da produção nacional de mel”, pontua Sales.

Para integrar a Ascamp1 é necessário ter um mínimo de conhecimento sobre a atividade e possuir cinco colmeias. Posteriormente, a Associação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferece um curso básico gratuito para mais conhecimentos sobre a apicultura. 

1Quem tiver interesse em se associar pode entrar em contato com a Ascamp pelo Whatsapp: (87) 9 8817 6681 e (87) 99998 8759 ou pelo e-mail