conteúdo

Inovação no Distrito de Irrigação Nilo Coelho

por Valeria Rosa Lopes publicado 21/03/2019 20h14, última modificação 18/08/2023 14h14

O Distrito de Irrigação Nilo Coelho (DINC), assim como os outros distritos, é uma entidade privada sem fins lucrativos que tem como objetivo realizar as atividades de administração, operação e manutenção de infraestrutura de irrigação de uso comum desse projeto.

Dentre as muitas ações do DINC três destacam-se em sua atual gestão: a segurança patrimonial, o uso de geocélulas na manutenção dos canais e o uso de ensecadeira na limpeza dos seus reservatórios.

A segurança patrimonial, realizada por meio de rondas e monitoramento das infraestruturas desde junho de 2017, previne danos à infraestrutura, furtos de água, restringe a ação de banhistas, apoia e elabora estratégias para execução de retirada de estruturas irregulares e mantem e zela pela segurança e integridade física dos colaboradores e do Patrimônio. Para isso conta com viaturas, equipe própria e rotas programadas de forma a atender todos os setores (Figura 1).

dinc_seg.png

Figura 1: Equipe de segurança patrimonial do DINC 

Já as demais ações estão relacionadas com a maior eficiência na O&M. O uso das geocélulas (Figura 2) dobra a produtividade da equipe na recuperação das placas de concreto dos canais.

As geocélulas são estruturas tridimensionais para confinamento de solo, constituídas de um conjunto de células interligadas que conferem um aspecto semelhante ao de “favos de uma colmeia” (Figura 2).

distrito-1.jpg

Figura 2: Geocélulas utilizadas na recuperação de placas de concreto

Dentre as vantagens para o sistema, podem-se citar: a semi-flexibilidade do sistema que acompanha eventuais deformações do terreno natural; a eliminação da necessidade de juntas de dilatação e da necessidade de formas; a prevenção de fissuras ou trincas não controladas do concreto; o preenchimento com material mais adequado para garantir o coeficiente de rugosidade de projeto; a facilidade na instalação de elementos de dissipação de subpressões, e na construção de seções mistas; e a modulação do sistema conforme o projeto.

Outra novidade que o DINC utiliza na limpeza dos seus reservatórios é a ensecadeira, método utilizado nas hidroelétricas para executar o desvio de fluxo de água, para executar o avanço da construção civil (barragens). No caso de desassoreamento dos reservatórios, esse método construtivo permite modular o sistema e possibilita, assim, a drenagem total de um dos lados e o seu total desassoreamento com escavadeiras e caçambas. Após a conclusão, basta inverter o processo. Esse método permite a operação do sistema durante a obra, sem alterar a qualidade da água, diferente do método de dragagem (Figura 3).

distrito-2.jpg

Figura 3: Ensecadeira para executar o desvio de fluxo de água

Essas e outras ações permitem uma eficiente Administração Operação e Manutenção (AO&M) do projeto Nilo Coelho, mostrando que as organizações de produtores tem tornado se cada vez mais eficientes e independentes!