Document Actions
Codevasf repõe estoque pesqueiro de açudes públicos e fortalece produção familiar no interior de Sergipe

Codevasf repõe estoque pesqueiro de açudes públicos e fortalece produção familiar no interior de Sergipe

Ao todo, 14 municípios já foram beneficiados com ações de repovoamento e fornecimento de alevinos em 2017

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou 20 mil alevinos de tambaqui no Baixo São Francisco sergipano, desta vez no município de Canhoba. Os alevinos lançados em açudes da sede municipal e do povoado Caraíbas foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis.

Com essa ação, chegou a 14 o número de municípios beneficiados em Sergipe com ações de repovoamento e doações de alevinos para produtores familiares no ano de 2017. O superintendente regional da Codevasf, César Mandarino, ressaltou o alcance e o impacto dos peixamentos realizados em Sergipe. “São mais de 2,5 milhões de alevinos produzidos para a realização desse trabalho em vários municípios, atendendo às necessidades apontadas pelas prefeituras. E essa é apenas uma das diversas ações realizadas pela Codevasf no estado”, afirmou.

Manoel Arroz, prefeito de Canhoba, agradeceu o apoio da Codevasf ao município e elogiou a iniciativa da empresa. “Temos uma parceria que sempre trouxe resultados positivos. A meta prioritária deste peixamento é beneficiar a comunidade, em especial os pequenos produtores rurais”, destacou o prefeito. Para o agricultor Manoel Farias, a ação tem um significado especial para a população. “É muito importante para nós que o açude receba esses peixes. É muito bom para todo mundo”, declarou.

Neste ano, o Centro CanhobaIntegrado de Betume já produziu cerca de 2,6 milhões de alevinos de espécies nativas e comerciais  que vêm sendo destinadas a ações de peixamento e fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura local. O último peixamento foi realizado pela Codevasf no dia 27 de julho, no município de Graccho Cardoso, onde foram lançados, em açudes sem ligação direta com o rio, 45 mil alevinos de tambaqui, tilápia e curimatã.

O ato teve a participação do prefeito de Canhoba, Manoel Arroz, do deputado federal André Moura, e de prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários municipais e lideranças políticas. Também estiveram presentes o chefe do Centro Integrado de Betume, Paulo Passos; o chefe da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial, Thompson Ribeiro; o chefe da Unidade Regional de Gestão de Empreendimentos de Irrigação, Ascânio Ferrario; o chefe da Unidade Regional de Serviços Auxiliares, Sérgio Góis; o chefe do Escritório de Apoio Técnico de Propriá, Newton Humberto; e a coordenadora do Projeto Amanhã, Valdirene Cruz; além de outros técnicos da Codevasf.

Fotografias:
https://www.flickr.com/photos/codevasf/sets/72157684630640311

atualizado em 07/08/2017 17:19