Document Actions
Banco de Projetos prepara modernização dos perímetros públicos de irrigação da Codevasf em Alagoas

Banco de Projetos prepara modernização dos perímetros públicos  de irrigação da Codevasf em Alagoas

Cerca de R$ 1 milhão está sendo investido pelo Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), para criação de um banco de projetos para modernização da infraestrutura viária, de drenagem, de irrigação e de proteção interna dos projetos públicos de irrigação do Boacica, em Igreja Nova (AL), e do Itiúba, em Porto Real do Colégio (AL). Entre os projetos em fase final de elaboração estão a recuperação e manutenção de estradas para escoamento adequado da produção agrícola e a revitalização de 197,8 km de canais de irrigação que levam água do rio São Francisco aos lotes irrigados.

De acordo com o gerente regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Alagoas, engenheiro agrônomo Antônio Canário, os trabalhos para modernização da infraestrutura dos projetos de irrigação incluem a realização de um levantamento da atual situação e a apresentação de soluções na forma de projetos básicos.

“Finalizada a fase de levantamento e elaboração dos projetos, teremos pela primeira vez um banco de projetos que será executado de acordo com a previsão orçamentária da Codevasf. Esses estudos já preveem quais ações serão mais urgentes. No entanto, a prioridade de investimentos deverá ser discutida por representantes da Codevasf e dos agricultores irrigantes que possuem lotes nos projetos de irrigação”, afirmou o engenheiro agrônomo da Codevasf.

O banco de projetos contempla ações para recuperação e adequação de 170,8 km de estradas, 217 km de canais de drenagem, 197,8 km de canais de irrigação, 66 km de diques de proteção e 8 estações de bombeamento, sendo 2 de drenagem e as outras 6 para irrigação.

O gerente regional de Empreendimentos de Irrigação ainda destacou outros investimentos que já foram realizados pela Codevasf nos últimos anos e que se somarão aos novos projetos. “A Codevasf já realizou a cessão de máquinas como escavadeiras hidráulicas e motoniveladora para os distritos de irrigação, as associações que representam os agricultores. Esses equipamentos serão utilizados para a manutenção da infraestrutura viária, de drenagem, de irrigação e de proteção interna dos projetos Itiúba e Boacica após a execução dos projetos de modernização”, disse Antônio Canário.

A previsão da Gerência Regional de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf em Alagoas é que em até seis meses o banco de projetos já esteja montado para, em seguida, passar a fase de previsão orçamentária.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, a modernização dos projetos púbicos de irrigação atende a uma demanda histórica dos agricultores irrigantes que retiram dos lotes irrigados sua renda familiar.

“Esses investimentos pretendem modernizar a agricultura irrigada praticada nos projetos de irrigação da Codevasf em Alagoas. Recentemente, concluímos a implantação da nova estrutura da Estação de Bombeamento Ceci Cunha no Projeto Boacica com investimentos de cerca de R$ 10 milhões. Os aquicultores agora têm acesso a modernas máquinas e equipamentos para manutenção da infraestrutura. Com o banco de projetos, estaremos na dianteira dos investimentos públicos, pois o grande problema hoje na Administração Pública é a falta de projetos reais e executáveis, pois temos que trabalhar com zelo e responsabilidade com os recursos públicos”, defendeu.

Projetos Públicos de Irrigação do Boacica e do Itiúba

Os projetos públicos de irrigação mantidos pela Codevasf em Alagoas foram implantados no final da década de 1970 e início da década de 1980. O cultivo de arroz é a principal cultura agrícola dos projetos, nos quais ainda há a fruticultura, a cana e a piscicultura.

No Projeto Público de Irrigação do Boacica, são 768 lotes irrigados distribuídos para cerca de 609 famílias, beneficiando diretamente mais de 3 mil pessoas. Já o Projeto Público de Irrigação do Itiúba possui 227 lotes, nos quais estão assentadas 190 famílias, beneficiando diretamente quase 1 mil pessoas.

Veja fotos no perfil da Codevasf no Flickr:

https://www.flickr.com/photos/codevasf/albums/72157693961481455

 


atualizado em 28/02/2018 11:41