Notícias
Codevasf conclui capacitações em apicultura e operação de drones, em Tocantins
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional em Tocantins, concluiu neste primeiro bimestre de 2025 três capacitações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO). Os cursos foram voltados para o segmento da apicultura e operação de drones para empregados da Codevasf e Embrapa.
Com apoio da Associação de Criadores de Abelhas de Palmas (ACAP), foram realizados dois treinamentos na área apícola. Os participantes contaram com aulas teóricas e práticas abordando diversos aspectos da apicultura, como manejo de colmeias, informações sobre a colheita, transporte e processamento do mel, além de técnicas de gestão, comercialização, qualidade e boas práticas de fabricação. No total, foram capacitadas 22 pessoas. A carga horária foi de 40 horas.
A ação faz parte do Projeto Amanhã, iniciativa social da Codevasf que há mais de 30 anos capacita jovens e adultos e promove inclusão social, geração de renda e desenvolvimento regional. “Mais uma ação de sucesso no Tocantins. O conhecimento transforma e muda a realidade das pessoas", destacou Tiago Cota, coordenador do Projeto Amanhã no Tocantins.
O superintendente regional da Codevasf em Tocantins, César Felix Fragoso, reafirmou o compromisso da empresa com a realização das capacitações. "A Superintendência Regional tem o compromisso com a capacitação e o conhecimento. A educação tem a capacidade de transformar o estado do Tocantins. Isso a Codevasf vem fazendo nos três anos de atuação na região", ressaltou.
Operação de drones
Além dos treinamentos relacionados aos Arranjos Produtivos Locais na área da apicultura, foi realizado, também, o curso de Mapeamento Aéreo com Drones. Na oportunidade, engenheiros da Superintendência Regional da Codevasf em Tocantins, analistas e pesquisadores da Embrapa Pesca e Aquicultura foram capacitados para operar drones de forma segura e eficiente conforme as boas práticas e legislação vigente, além de conhecer técnicas avançadas de mapeamento por meio de processamento de imagens.
Tainara Gomes, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf, foi uma das participantes do curso. Ela destacou a importância do treinamento para as suas atividades do dia a dia. “A utilização desse equipamento auxiliará na coleta de informações para acompanhamento e fiscalização de obras de infraestrutura. Com o conhecimento adquirido e a infinita diversidade de aplicações apresentadas no curso, almejamos utilizar o drone como ferramenta para ampliar nosso leque de ações de desenvolvimento no Tocantins”, avaliou Tainara.
Os cursos foram realizados no período de 27 de janeiro a 07 de fevereiro.